Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


CRESCIMENTO DA OBESIDADE INFANTIL PREOCUPA MÉDICOS


As estatísticas apontam que a obesidade infantil é a que cresce mais rapidamente no Brasil, e o cenário agravado por mudanças nos hábitos alimentares, ampla oferta de produtos hipercalóricos e menos atividades físicas nas horas de lazer preocupa médicos que lidam com o problema.
Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do IBGE, indicam que, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas).
“É de chorar como está vertiginoso o aumento, como o ritmo está maior”, diz a nutricionista Inês Rugani, professora da Uerj e sanitarista do Instituto de Nutrição Annes Dias. “A obesidade vem aumentando faz tempo entre os adultos, mas não era observada na infância dessa forma.”
“Tratamos a obesidade infantil como uma epidemia pelo ritmo vertiginoso de aumento que está tendo no mundo, e o Brasil está acompanhando esse fenômeno”, diz Rugani, apontando que, em contrapartida, o processo de desnutrição está em processo de superação no país.

Fonte: G1.globo.com


Veja também:

Fisioterapia com Você: O Doce Vilão

Nenhum comentário: