Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Escolhendo o Melhor Colchão


Passamos praticamente um terço da vida deitados, seja dormindo ou repousando. É nessa hora que a coluna vertebral e toda musculatura do corpo relaxam, os discos intervertebrais se nutrem e se preparam para suportarmos a força da gravidade que atua sobre o corpo no decorrer do dia.
Por isso, a escolha tanto do travesseiro quanto do colchão deve ser feita com bastante cautela. 

O colchão

O ideal é trocar o colchão a cada cinco anos, mas devido ao custo é quase impossível cumprir esta determinação. Buscar informações sobre o produto antes de comprar pode ajudar. Procure observar se o colchão se adapta bem às curvas anatômicas do seu corpo. Atualmente, já existem colchões com diferentes densidades. As pessoas mais magras e pequenas podem optar por uma densidade menor, já as mais encorpadas devem dar preferência aos de maior densidade.
Um dos maiores problemas relacionados ao colchão e que pode atrapalhar a qualidade do sono são as dores. A posição de dormir pode ter grande parcela de culpa. Mudar de posição durante a noite é normal e saudável. Assim, diminui-se a pressão sobre a parte do corpo que está em contato com o colchão e com o travesseiro. É contra-indicado dormir de decúbito ventral, especialmente quem sofre de problemas na coluna cervical e lombar. Muitas vezes esta é a causa das tensões musculares e dores de cabeça.

Veja algumas sugestões de posições para repouso que pode amenizar a dor causada pelo colchão.

As ilustrações foram extraídas do livro Manual da Coluna, da fisioterapeuta Maritza Klein:

Nas ilustrações os braços estão cruzados para mostrar melhor a posição da coluna vertebral



.


Acesse o site www.meucolchao.com/ e veja os modelos de colchão para você. Tem também uma tabela de adequação de densidades e calculadora para ajudar a escolher o melhor colchão de acordo com peso e altura.

É bom lembrar:

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO


Veja também:
fisioterapiacomvoce.blogspot.com/2011/07/escolhendo-o-melhor-travesseiro.

Nenhum comentário: