Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Cruz Vermelha de São Camillo

[10 de Agosto é a data que se comemora o dia da Enfermeira. Tenho uma irmã que é formada em enfermagem. Lembro que ela sempre dizia (e ainda diz) que gostaria de trabalhar para a Cruz Vermelha, pelos seus ideais humanitários. O amor dela pela profissão também me motivou a escolher a área médica. Hoje ela trabalha na Itália como enfermeira e coincidentemente mora numa cidade, chamada Bucchianico, onde nasceu São Camillo, o patrono da Ordem dos Camilianos, que deu origem a Cruz Vermelha].



 

O Movimento da Cruz Vermelha é um movimento internacional humanitário com aproximadamente 97 milhões de voluntários mundialmente. Seu objetivo é proteger a vida e a saúde humana, e prevenir e aliviar sofrimento humano, sem discriminação baseado em nacionalidade, raça, sexo, religião, classe social ou opiniões políticas.
Ele foi fundado graças ao trabalho de Henry Dunant, filantropo suíço, em colaboração com outros cidadãos de Genebra, em 1863.  Apesar de não haver provas que admitam a origem cristã do símbolo da cruz vermelha, de acordo com declarações  de documentos da época, Henri Dunant queria homenagear uma ordem de Franciscanos denominado " a ordem dos Camilianos". Eram padres que usavam a batina parda, com a cruz vermelha nas costas. Estes padres seguiam os militares nas batalhas para prestar socorro espiritual aos mesmos.


A história de São Camillo de fato demonstra o verdadeiro sentimento de amor ao próximo. Camillo de Léllis nasceu na Itália no ano de 1550 na cidade de Bucchianico região de Abruzzo. Filho de pai militar participou de várias guerras, era viciado em jogo e tinha uma úlcera na perna que o acompanhou até a sua morte. Apesar de sua vida errante, foi recebido pelos padres capucchinos onde converteu-se, e devido à sua doença foi para um hospital em Roma, lá  passou a cuidar dos enfermos.

 


Certo dia, olhando para o Crucifixo enquanto cuidava dos doentes, exclamou:

Ah! Seria necessário aqui homens que não fossem conduzidos pelo amor ao dinheiro, mas pelo amor de Nosso Senhor; que fossem verdadeiras mães para esses pobres doentes, e não mercenários. Mas, onde encontrar tais homens?”

Então, a partir daí, fundou a congregação denominada ordem dos Camilianos. Usavam uma cruz vermelha que os identificava, cuidavam de feridos e famintos chegando ao ponto de abdicar de seu próprio alimento e vestes e prol dos demais. Em um determinado momento, dois padres da ordem, expuseram as suas vidas quando ajudaram pessoas com peste, preferindo a morte do que negar ajuda àqueles que tinham sido excluídos da sociedade.  O próprio Camilo, quando já em seu leito de morte em um hospital, unia forças e se arrastava da cama para cuidar dos enfermos.


Um exemplo maravilhoso de dedicação ao próximo, foram verdadeiros médicos, enfermeiros do corpo e da alma. Pela tradição católica São Camillo é o patrono dos Enfermeiros.




Para saber mais sobre São Camillo visite:
camilianos.org.br/
bucchianico.net/san-camillo-de-lellis
parrocchiasancamillo.it/identita/camillo_bucchianico/chi_siamo_il_santo.htm



Chiesa di San Camillo/Bucchianico (Clique e veja mais fotos)





paese.jpg
Il piccolo paese Bucchianico




Arquivo Pessoal:
Santuario di San Camillo

Mia sorela e Bucchianico




Nenhum comentário: