Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pilates na "Melhor Idade"

Nunca é tarde para começar a se exercitar

A perda de massa muscular que ocorre com o envelhecimento acompanhada da redução da força muscular, principalmente em grandes grupos musculares, afeta não só a qualidade de vida dos idosos mas também aumenta o risco de problemas cardiovasculares. As pesquisas tem mostrado que os idosos  podem se beneficiar com exercícios que envolvam força muscular e alongamento.

Joseph Pilates
 Nos exercícios de PILATES os alongamentos são estimulados sempre, levando a uma maior flexibilidade do corpo. Com o passar dos anos o tecido  vai ficando  mais rígido, menos elástico e mais propenso a lesões. Com um estilo de vida pouco ativo, o envelhecimento, a imobilização e as doenças neuromusculares diminuem o tamanho e a quantidade de colágeno que mantém as células unidas e é o principal componente proteico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos.
Estudos mostram que os exercícios de alongamento estimulam a renovação de colágeno para suportar maior estresse. Idosos com alguma doença associada, como  o diabetes, possuem as regiões mais limitadas de flexibilidade que são as falanges e os ombros, bem como os tendões.
Assim, observamos que os exercícios de PILATES ajudam o idoso com diabetes trabalhando com alongamentos e exercícios de força para melhorar a flexibilidade e a força em ombros e tendões.
Articulações mal alinhadas e frouxas facilitam a instalação de lesões e osteoartroses nos idosos.
Instalada a osteoartrose no joelho e quadril, ela aumenta o custo energético para determinado esforço, dificultando a subida e descida de escadas. Em algumas situações, pode impedir a movimentação até em atividades simples como jardinagem e passeios em parques.
O idoso consegue eliminar a rigidez da osteoartrose e grande parte da dor mediante a prática contínua de exercícios de PILATES, ativando assim a circulação e diminuindo os espasmos musculares.
É importante para o idoso manter índices de flexibilidade, porque com isso consegue-se interromper a redução natural da flexibilidade. No caso do idoso com osteoporose, onde há muita fragilidade do esqueleto e maior risco de fraturas, recomenda-se o trabalho com PILATES para melhorar a força muscular, condicionamento físico e coordenação. Estudos mostram que a força exercída sobre os ossos através da contração muscular em um exercício físico aumenta a massa óssea.

O importante, antes de iniciar uma atividade física,  é consultar o seu médico e procurar um profissional qualificado em PILATES, somente ele poderá indicar os exercícios mais seguros, principalmente se houver alguma doença associada.

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates)


Veja também:

-Fisioterapia com Você: Pilates e Você - O Método Pilates
-Fisioterapia com Você: Pilates e Você - Os Benefícios do Pilates

Nenhum comentário: