Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

600 mil fumantes passivos morrem pelo mundo anualmente




Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta a morte de cerca de 600 mil pessoas por ano no mundo inteiro por doenças relacionadas ao fumo passivo.  O total representa 1% das mortes registradas pelo mundo anualmente.
Para provar que não-fumantes sofrem contraem graves problemas de saúde quando são expostos ao contato da fumaça produzida pelo cigarro, os pesquisadores recolheram dados em 192 países durante oito anos, no primeiro estudo sobre o assunto feito em escala internacional. O maior número de óbitos ocorreu na África e no sul da Ásia. Segundo as conclusões do levantamento, as crianças são as mais afetadas pelo fumo passivo, que provoca doenças como câncer de pulmão e problemas no sistema respiratório.
A chefe das pesquisas, doutora Annette Pruss-Ustun, sugeriu que os países adotem com mais rigidez medidas para desestimular o tabagismo, como o aumento de impostos para os cigarros e a restrição total da publicidade, ações previstas pela Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco.

Fonte: Opinião e Notícias

Nenhum comentário: