Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

HÉRNIA DISCAL

Perguntas mais frequentes sobre a Hérnia de Disco


O que é uma hérnia de disco?

A coluna vertebral é composta por 33 vértebras, no seu interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.


 

 Quais os tipos de hérnia de disco?

Protrusas:  Há envolvimento apenas do anel fibroso, que migra posteriormente ocasionando compressão e dor.

Seqüestradas: Há rompimento deste disco e este material rompido, migra para dentro do canal medular, que além da compressão provoca inflamação importante.

 Extrusas: O anel fibroso e núcleo pulposo, que migram posteriormente, ocasionando uma compressão intensa, com dor mais epicrítica e prolongada.

 Quais são os Sintomas de uma hérnia de disco?

Os sintomas de hérnia de disco se resumem a dor, e normalmente piora com os movimentos, podendo intensificar quando o indivíduo tosse, ri ou mesmo quando se esforça para evacuar. Os sintomas da hérnia de disco podem incluir:
  • dormência e formigamento nas pernas, pés e dedos;
  • dor na região lombar;
  • dor ao longo do trajeto do nervo que vai da coluna vertebral à nádega, coxa, perna e calcanhar (dor ciática)
  • fraqueza nas pernas;
  • dificuldade em elevar a parte anterior do pé ( pé caído);
  • pode afetar os nervos que controlam a função intestinal e bexiga, comprometendo a defecação ou a micção.

  
Qual médico devo procurar?

Ortopedistas ou neurologistas, são os mais indicados.

Existe uma postura correta para evitar hérnia de disco?

Existem posturas adequadas que evitam o surgimento de lesões. Você deve dobrar o joelho e o quadril  para pegar um objeto e trazer o peso para cima do joelho (ver mais informações no quadro DICAS POSTURAIS). É importante usar bem a planta dos pés e o movimento das pernas e não transferir o peso para a coluna vertebral. A postura é importante em todas as situações – para quem faz exercícios também.

Precisa de um procedimento cirúrgico para tratar uma hérnia?

Não. Mais de 90% das pessoas melhoram sem operação. A maioria é tratada com medicamentos, repouso nas crises, orientação postural, fisioterapia e alongamento muscular. A pessoa também pode utilizar uma cinta, que ajuda a imobilizar e dá conforto. Entretanto, quando esses tratamentos se mostram ineficazes, o paciente tem que fazer a cirurgia. Algumas pessoas podem até se curar sem nada, mas esse processo pode durar muito tempo.

Como prevenir a ocorrência de hérnia de disco?

O mais importante é prestar atenção à postura e não carregar peso de maneira errada. Além disso, as atividades físicas de baixo impacto — alongamento e fortalecimento da musculatura, tanto abdominal, quanto posterior da coluna — são as mais indicadas. São atividades que estabilizam a coluna.

Quais atividades físicas são mais indicadas?

Dependendo da fase, exercícios mais leves devem ser indicados no início, a  hidroginástica, caminhadas, esteiras com velocidade lenta, exercícios localizados com pouco peso, alongamentos, também podem ser realizados, sempre sob orientação. Técnicas como R.P.G. tem sido bem empregadas para o tratamento conservador da hérnia de disco (emVeja também). O ideal antes de passar por um procedimento cirurgico é realizar algum tratamento fisioterapêutico para melhorar a postura, força muscular, auto-conhecimento. Como foi visto, a maioria da hérnias tendem a regredir com o tempo.

A  pressão que ocorre sobre os discos em cada posição

Aos primeiros sintomas, procure um médico para a realização de exames e de um diagnóstico preciso. Um diagnóstico precoce ajuda no tratamento e impede a evolução do quadro.


Lembrar sempre:

"A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO"


Veja também:

 

Nenhum comentário: