Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dor de cabeça pode ter várias causas

 


A dor de cabeça ou cefaléia, pode ocorrer por vários motivos. Os mais comuns inclui a enxaqueca, cefaléia cervicogênica e a tensional.
A enxaqueca representa cerca de 60% dos casos e é criada por substâncias químicas produzidas pelo próprio cérebro. Os outros 40% dos casos são predominantemente causados pela cefaléia cervicogênica e pela tensional.
A cefaléia cervicogênica é provocada pela compressão dos nervos occipitais, que ficam na parte de trás da cabeça. A dor pode começar no pescoço e irradiar para toda a cabeça.
Dores na coluna cervical por má postura, ou por contratura muscular, processos degenerativos como artroses, também podem ocasionar dores de cabeça.
A dor que surge por ressaca após a ingestão de muito álcool, por cansaço ou por qualquer outro motivo cotidiano é chamada de cefaléia tensional episódica.
Outros tipos de dores também incomodam. Uma delas é aquela provocada por deficiências da visão, como hipermetropia e astigmatismo, mais rara do que se imagina e geralmente localizada no olho afetado. Recentemente, descobriu-se que o uso excessivo de analgésicos provoca também a cefaléia crônica diária. Ela acontece quando o organismo deixa de produzir a endorfina, um tipo de anestésico que ajuda a reduzir a dor. O uso prolongado de analgésicos pode inibir a produção da endorfina, diminuindo as defesas naturais.
Na enxaqueca, o cérebro produz noradrenalina, substância que transmite impulsos elétricos entre as células. Depois de várias reações, a noradrenalina libera outras substâncias que inflamam as artérias do crânio.
Há dores causada por disfunção da ATM (articulação temporo-mandibular). O bruxismo (atrito ocorrido nos dentes durante o sono) causa tensão na região cervical e dor que se irradia para face, pescoço e cabeça. 
Seja qual for a origem da dor, procure ajuda médica para diagnosticar e tratar o problema. 
A Fisioterapia tem ajudado a combater a dor. Através de um tratamento adequado, é possível alíviar os sintomas, e dependendo do caso, obter até a cura.

Sobre a Enxaqueca:

A maioria (mas não a totalidade) das enxaquecas são acompanhadas por dor de cabeça.
Essa dor ocorre de um só lado (unilateral) em cerca de 2/3 das crises; ocorrendo nos dois lados no restante dos casos. Quando unilateral, ela pode mudar de lado em certos pacientes.
Ela costuma começar bem de leve, dor "surda", passando a latejante conforme se intensifica. Piora aos esforços, ao abaixar-se e, em certos casos, mesmo ao andar
A intensidade da dor varia muito, mesmo durante uma crise. Pode ser desde uma dorzinha leve, até uma dor incapacitante. Ocasionalmente, podem ocorrer algumas "pontadas" e "fisgadas" na região dos olhos ou das têmporas. Estas "pontadas" podem ocorrer mesmo fora das crises numa boa fração dos pacientes.
A localização da dor pode ser em qualquer ponto da cabeça. Mais freqüentemente, encontram-se acometidos os olhos, têmporas, testa e pescoço.
A dor pode permanecer bem localizada, ou então irradiar-se, chegando a envolver a região dos músculos do pescoço e dos ombros.
Podem ocorrer dores na face, incluindo nariz, dentes e gengiva.
Pode doer o pescoço, na região da trajetória das artérias carótidas.
O horário de início pode ser a qualquer momento do dia ou da noite.
Não é incomum a pessoa acordar de madrugada com forte dor de cabeca.
Normalmente dura menos de um dia. Contudo, uma crise pode durar, não raro, 3 a 4 dias.
Durante as crises, o indivíduo prefere ficar parado, bem quieto, uma vez que o movimento piora a dor; o mesmo ocorrendo em relação a tosse.
Alguns colocam gelo onde dói. Outros preferem bolsa de água quente. Outros ainda, apertam a cabeça com as mãos, para encontrar algum alívio. Há pacientes que sentem alívio ao tomar um banho de chuveiro.

Para mais informações sobre  Enxaqueca, acesse o site:
 
Veja também:

Nenhum comentário: