Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dores na coluna também afetam os surfistas

bsp_ordiley.jpg
Odirlei Coutinho -  Surf Pro Ubatuba


Os desvios na coluna acarretam dores e limitações em nosso corpo. Alterações no alinhamento da coluna são consideradas posturas viciosas e aparecem junto a movimentos cotidianos como sentar, deitar, agachar, dirigir, surfar.
A maior parte dos desvios ocorre na região lombar, base da coluna que tem maior mobilidade e suporta maior peso. A reeducação postural associada à atividade física regular torna-se importante para a prevenção e correção dessas alterações. Uma questão que requer força de vontade.
Uma boa postura é fundamental para o desempenho das funções diárias e na prática de esporte, além de prevenir problemas músculo-esqueléticos.

     As dores lombares é uma das queixas mais comuns entre os surfistas. As principais causas apontadas são a posição durante a remada, manobras explosivas com repetidas rotações e compressão da coluna e o “joelhinho”.
A maneira mais indicada de se prevenir desvios na coluna é a prática de atividades físicas com exercícios que fortaleçam as musculaturas abdominais, espinhais, glúteos e pélvicos trocanterianos. Assim, é possível evitar encurtamentos musculares e lesões, melhorando o rendimento esportivo.

Vale dizer que estas orientações devem ser feitas com a ajuda de  um profissional da área seja um fisioterapeuta ou educador físico.
    
Fisioterapeuta Andréia Fornaro
Fisioterapia Esportiva e Terapias Manuais / Instrutora TAO Pilates

Fonte: Jornal Drop

Nenhum comentário: