Pesquisar este blog

domingo, 4 de setembro de 2011

Veneza: uma cidade que parou no tempo




Entre os dias 31 de Agosto e 10 de Setembro na bela cidade de Veneza ocorre o Festival Internacional de Cinema. A "Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica" é um festival internacional anual de cinema que é realizado na cidade de Veneza desde 1932. O festival acontece no Palazzo del Cinema.
Embora o festival seja anual, ele está englobado no que se designa como Bienal de Veneza, uma exposição internacional das artes que, como o seu nome indica, se celebra a cada dois anos nesta cidade italiana.
O Festival de Veneza é uma mostra competitiva cuja principal prêmio, o de melhor filme, é denominado Leão de Ouro (Leone d'Oro, em italiano). O júri também concede o prêmio Leão de Prata (Leone d'Argento) ao melhor diretor/realizador e o Leão de Prata - Grande Prêmio do Júri.




Veneza parece ter parado no tempo. Alguns lugares são atraentes, outros são românticos e despertam paixões. Há ainda àqueles de valor histórico, Veneza é tudo isso ao mesmo tempo.
Formada por 118 ilhas entrecortadas por 150 canais e reunidas por mais de 400 pontes povoa a imaginação de muitos por séculos. Não é por acaso que Vivaldi compôs a sua bela "As Quatro Estações" (ouça-a no final do Blog) inspirado em Veneza. Mas a cidade não cresceu e nem mudou desde então.




Durante o período em que se realiza o Festival de Cinema há um desfile de celebridades pelas "ruas aquáticas" de Venezia. A cidade mais famosa da região do Vêneto, que abriga estes dois eventos, passa a ser o principal destino dos viajantes que lá se encontram apesar de ser quase impossível transitar por ela (e os preços então), mas unir o belíssimo passeio de gôndola com uma foto de algum artista famoso, é algo que pode valer o sacrifício.
Veneza é uma daquelas cidades que vale o que se paga, apesar de muitos (só pode ser inveja) declararem que o mal cheiro nos dias de verão é insuportável. Passear pelos canais seja de gôndola ou de vaporetto, e andar nas vielas de uma cidade histórica, construída sobre as águas é de um prazer sem igual. A bela Veneza de Casanova, com a sua ponte do suspiro, ilhotas como Murano, a Piazza di San Marco, o Carnaval,  fazem desta cidade um daqueles lugares que devemos ir de Mala e Cuia!!


Imagens Internet

Site oficial de Veneza: http://www.comune.venezia.it/

 Relato pessoal:  Estava eu e meu maridinho em Veneza, chegamos de trem às 6 da manhã (depois de sacudir por 6 horas dentro de um vagão de última classe- porque era o único trem disponível para se viajar a noite). O legal foi ver o nascer do sol embaixo da ponte do Rialto, pegamos o primeiro vaporetto em direção a Piazza San Marco, fomos um dos primeiros a chegar lá naquele dia, e os gondoleiros já se posicionavam para a primeira leva de turistas. Claro que queríamos andar de gôndola, nem havíamos cogitado outra hipótese, até sabermos do preço. Era um absurdo em torno de $100. Resolvemos dar uma volta e decidimos que não era tão importante assim andar de gôndola, com aquele dinheiro todo poderíamos comprar muitas coisitas e além do mais era só um passeio de "barquinho" e com certeza quando voltássemos lá em uma próxima viagem, faríamos o tal passeio. Tá, convencidos fomos passear, mas como era muito cedo, não havia ninguem na Praça SanMarco, resolvemos olhar umas banquinhas perto da entrada, onde estavam as gôndolas. Então ouvimos um chamado, era o gondoleiro que nós havíamos conversado antes, disse que como éramos os primeiros "clientes do dia" faría o passeio pela metade do preço. ehehehe. Então passeamos de gôndola com direito até ao "Sole Mio" cantado pelo gondoleiro, claro que eu achei que o passeio foi meio rápido...acho que ele fez a metade do trajeto... mas o importante é que realizamos o nosso sonho. Che meraviglia!


túnel do tempo


Nenhum comentário: