Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lesões do Joelho

Parte I - As patologias mais comuns do joelho

Muitas são as lesões que afetam o joelho: fraturas, luxações, tendinites, bursites, etc. Destaque aqui foi dado para as lesões que mais ocorrem envolvendo ligamentos, meniscos, cartilagens.



Osteoartrose

Também chamada de artrose, é o processo degenerativo (desgaste) que ocorre na superfície cartilaginosa das articulações.
A cartilagem articular é um tecido, formado basicamente por colágeno, que reveste a extremidade de cada osso que compõe uma articulação(exemplos: quadril é a articulação entre a bacia e o fêmur , o joelho é a articulação entre patela, fêmur e tíbia). Este tecido tem como funções: diminuir o atrito durante a movimentação e absorver o impacto(principalmente nas articulações que sofrem mais carga como tornozelo, joelho e quadril).
As causas da osteoartrose não são completamente compreendidas, embora haja conhecimento da contribuição importante de fatores genéticos, ambientais, metabólicos e biomecânicos para seu desenvolvimento.

Joelho com artrose- Joelho Normal
 A osteoartrose pode ser de forma primária ou seja, não possui uma causa definida e pode acomete pessoas principalmente com mais de 50 anos. Ou secundária  resultante de trauma ou como sequela do mesmo, de doenças metabólicas, de doenças endócrinas, displasias ósseas e infecções articulares. Normalmente acomete pessoas mais jovens.
Os principais sintomas são:
- Dor, inicialmente aos esforços e nos graus mais avançados mesmo ao repouso;
- Edema;
- Derrame Articular;
- Limitação da movimentação do joelho;
- Estalidos e crepitação no joelho;
- Instabilidade articular.
O diagnóstico é feito através do histórico clínico, exame físico e avaliação radiográfica (RX preferencialmente com carga). Normalmente é utilizada classificação radiográfica para auxilílio na avaliação do grau de acometimento da articulação, podendo variar do GRAU I-mais brando  ao GRAU V-mais severo.


Lesão do Menisco

Existem 02 meniscos em cada joelho - um na parte interna (medial) e outro na parte externa (lateral), são estruturas fibrocartilaginosas (possuem aproximadamente 75% de colágeno em sua constituição), ficam situados sobre o planalto da tíbia, recobrindo aproximadamente 2/3 da sua superfície articular. Servem como amortecedores do joelho.
São portanto estruturas importantes e infelizmente bastante sujeitas à lesões. Normalmente, as lesões meniscais estão relacionadas à entorses do joelho ou até mesmo a traumas (menos comuns), sendo mais freqüentes nas práticas esportivas. Por vezes, os meniscos podem apresentar alterações degenerativas (mais comuns na idade adulta e no idoso), o que fragiliza sua estrutura, ficando assim mais susceptível a lesões ocasionadas por entorses mais leves (não relacionados à prática de esportes).



Os sintomas mais comuns são :
- Dor importante no momento do entorse, com ou sem estalidos;
- Limitação da flexão e/ou extensão do joelho;
- Dor aguda ao agachar-se;
- Edema e derrame articular no joelho podem estar presentes ou não;

Condromalácia Patelar

O termo condromalácia patelar é utilizado para definir a doença degenerativa que acomete a cartilagem da patela (antigamente    denominada rótula).

Os principais sintomas podem ser :
- Dor na região anterior do joelho(atrás da patela) ao subir e descer escadas ou mesmo ladeiras, aos exercícios físicos, ao levantar de uma cadeira, ao agachar-se e até mesmo ao manter o joelho flexionado por períodos prolongados;
- Crepitação e estalidos atrás da patela ao flexionar e extender o joelho, por vezes audíveis;
- Edema e derrame articular que são ocasionados pelo acúmulo excessivo de líquido sinovial formado no processo inflamatório.

As causas da condromalácia envolvem alterações de alinhamento da patela, que excursiona fora do local adequado, ocasionando atrito entre sua superfície articular e a superfície articular do fêmur, desse modo provocando “desgaste”. Tais alterações de alinhamento muitas vezes estão relacionadas à desequilíbrios da musculatura do quadríceps como atrofias, hipotrofias e encurtamentos musculares; variações anatômicas tanto do fêmur como da patela (rotação interna femural, tróclea rasa, patela alta,...).Também estão correlacionados microtraumatismos de repetição, bastante comuns em esportes de impacto (futebol, vôlei, basquete, ...). Deve ainda ser citada a chamada causa idiopática, quando não são identificadas alterações anatômicas que justifiquem o desenvolvimento da doença. 
É classificada em graus de acordo com a gravidade sendo GRAU I: amolecimento da cartilagem, até o GRAU IV: erosão da cartilagem com exposição do osso subcondral.


Ligamento Cruzado Posterior

Ligamento localizado na parte posterior do joelho, um dos responsáveis pela estabilização do joelho.
A lesão do LCP é menos comum, e normalmente está relacionada a trauma direto com um grau de energia elevado e não muito comum em entorses. O mecanismo mais usual de lesão é o trauma na perna com joelho em flexão, ocasionando posteriorização da tíbia, um exemplo deste tipo de trauma ocorre nos acidentes automobilísticos em que o passageiro bate a perna contra o painel do veículo no momento da colisão.

Ligamento Cruzado Anterior

Localizado na parte anterior do joelho, também ajuda na estabilidade do joelho.
A lesão do LCA ocorre geralmente por um entorse do joelho com o pé fixo no solo, podendo também ocorrer após trauma (menos comum).
Os principais sintomas são:
- Dor importante no momento do entorse com possível estalido na articulação;
- Edema e derrame articular, devido à ruptura do ligamento, podendo ocorrer sangramento dentro da articulação;
- Limitação da movimentação do joelho, ocorre na fase inicial devido ao derrame articular;
- Sensação de “falseio” ou de “algo que desencaixa” no joelho, devido a instabilidade ocasionada pela lesão;
- Insegurança/incapacidade para descer escadas ou ladeiras



Ligamentos Colaterais

Estes são encontrados nos lados do Joelho. O ligamento colateral medial (LCM) conecta o fêmur à tíbia. O ligamento colateral lateral (LCL) conecta o fêmur ao osso menor da perna (fíbula). Os ligamentos colaterais controlam os movimentos laterais do joelho.
O LCM é mais freqüentemente lesionado do que o LCL. Devido a uma anatomia mais complexa do lado lateral, a lesão do LCL comumente está associada à lesão de outras estruturas da articulação, ao mesmo tempo.
Sintomas:
-A dor ocorre sobre o ligamento afetado, no lado medial quando a lesão for do LCM, ou do lateral nas lesões do LCL.
-Edema (inchaço) sobre o lado afetado.
-Instabilidade – sensação de falseio.


Fisioterapia com Você: As lesões do joelho podem ser causada por diversos fatores, as mais comuns são causadas por esporte principalmente amadores onde não há um preparo físico adequado, alterações posturais como joelhos valgos, má-postura por longo tempo também pode afetar a estrutura do joelho, assim como a sobrecarga de peso corporal. Ter um corpo saudável inclui cuidados com as nossas articulações. Práticas esportivas que visam a preservação da estrutura articular dentro de seus limites fisiológicos são bem indicadas para que tenhamos joelhos saudáveis por mais tempo.

Veja Também:

Fisioterapia com Você: Pilates e Você - O Método Pilates

Em breve: Lesões do Joelho-parte II - Tratamento das lesões do Joelho


Nenhum comentário: