Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Parque aquático SeaWorld é 'processado' por orcas escravizadas



Cinco orcas foram nomeadas pela ong de defesa dos direitos dos animais PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) como autoras de um processo na justiça americana contra o parque aquático SeaWord.
O processo diz que as baleias Tilikum, Katina, Kasatka, Ulises e Corky são tratadas pelo parque como escravas, porque vivem em tanques e são obrigadas a fazer apresentações diárias para o público.
Os especialistas da PETA, incluindo ex-treinadores de baleias, afirmam que as orcas tem os mesmos direitos de proteção contra a escrevidão que os seres humanos.
Resta à justiça norte-americana analisar e decidir se os animais podem ter os mesmos direitos dos homens. Ainda não foi divulgada uma data para apresentar a resolução do caso.
A SeaWorld acha que o processo é infundado e não será considerado pela justiça.
É pouco provável que as baleias consigam a liberdade, mas o processo certamente levará o mundo a pensar sobre os direitos dos animais e a real necessidade de mantê-los trancafiados em parques e zoológicos para satisfazer às futilidades humanas.
As baleias do SeaWorld já estiveram nas manchetes dos jornais ao redor do mundo outras vezes. Em fevereiro de 2010, Tilikum causou o afogamento da sua treinadora diante do público.
As orcas são também chamadas de baleias-assassinas. O termo baleia é empregado de forma inadequada, pois as orcas pertencem à família Delphinidae, a mesma dos golfinhos.

360graus.terra.com.br/

[Concordo com tema em questão. Já fui neste parque, como em outros que mantém os animais em cativeiros ou zoológicos. Também não concordo com a "exploração" que fazem em torno deles. Por outro lado, muitos animais que estavam a beira da extinção, podem ser preservardos. Porém, estamos nos acostumando e achando que para um animal à beira da extinção o melhor é estar protegido ou, que nunca poderíamos ver estes animais se eles não estivessem nestes locais, ao invés de lutarmos para que eles estejam em seus habitates naturais e que a punição para  quem agride um animal, fosse mais severa. Estive num parque recentemente, Zoo Safari de São Paulo, os animais são lindos, mas me dá um pena ver eles longe da sua vida real...]

Nenhum comentário: