Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

E vem chegando o Carnaval


O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
Imagem do Carnaval das antigas

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.




ABRE ALAS
Chiquinha Gonzaga, 1899

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar
Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Cidades como Recife, com os desfiles de bonecos gigantes e de Olinda, onde as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. 



Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região.


O Carnaval pelo Mundo

Nice, França: desfile na Promenade des Anglais

Nice, França: desfile na Promenade des Anglais
O calçadão que se estende pela orla de Nice, chamado de Promenade des Anglais, é o endereço de famosos desfiles de Carnaval. Carros alegóricos enfeitados, músicos e dançarinos atraem multidões

Alemanha: descontração


Na Alemanha, milhares de pessoas fantasiadas acompanham os cortejos. Se os alemães têm fama de povo sisudo, isso definitivamente não se aplica durante o Carnaval: é possível até flagrá-los dançando - não com a ginga brasileira, claro, mas eles tentam.


Veneza, Itália: Baile de Máscaras
Veneza, Itália: Baile de Máscaras

A tradição de Veneza no Carnaval vem de muito tempo atrás, desde seu auge no século 18. As fantasias não combinam exatamente com a nossa idéia de folia - são pesadas, de veludo - mas é impossível visitar a cidade e não querer trazer uma de suas fabulosas máscaras na bagagem.


Barranquilla, Colômbia: el Precarnaval
É no precarnaval também que as crianças têm vez em Barranquilla. Um dia inteiro é reservado para as apresentações dos pequenos que vestem adereços e fantasias bem coloridas.

New Orleans, Estados Unidos: festa roxa, verde e dourada
Para quem quer curtir a farra em New Orleans, o ideal é chegar uns dias antes do ponto alto das comemorações, a "terça-feira gorda" - em 2011, a recomendação é para que os foliões aproveitem o fim de semana dos dias 5 e 6 de março, que promete ser animado. No site oficial, você consegue desde reservar hotel até comprar adereços para sua fantasia.


Montevideo, Uruguai: concentração no Barrio Sur


O Barrio Sur, em Montevideo, no Uruguai é um dos palcos da festa. Em suas ruas desfilam as comparsas, blocos que dançam ao batuque de um ritmo afro-uruguaio. O público assiste da calçada e torce por seus grupos preferidos. O Carnaval de Montevideo é considerado o mais longo do mundo. Dura cerca de 40 dias, do fim de janeiro até março.


Eu, particularmente, não curto o carnaval,  muito menos o daqui do Brasil, onde a "pelação" corre solta. Mas dar uma olhada pelo mundo, ver onde tudo começou, os motivos que levavam à diversão, eram diferentes dos dias de hoje. Acho interessante ver o mundo colorido, mas sabemos que neste período, infelizmente, acontece tantas coisas...

Nenhum comentário: