Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Novo dispositivo ajudará cego a enxergar novamente

Pesquisadores mostram que cérebro não precisa de estímulos visuais para formar imagens


por Redação Galileu


Cada vez mais a ciência se aproxima dos filmes de ficção científica. A inovação da vez será capaz de ajudar pessoas que perderam a visão a voltar a enxergar novamente por meio de um dispositivo que usa o som para formular imagens no córtex visual de pessoas cegas.

Editora Globo


O aparelho, batizado de "Dispositivo de substituição sensorial", é uma criação do pesquisador Amir Amedi, da Universidade Hebraica de Jerusalém e usa um algoritmo para traduzir dados visuais em som. Com pouco tempo de treinamento, os usuários poderão aprender a interpretar esses sons para mostrar-lhes forma, localização, posição dos objetos e pessoas e até mesmo ler palavras escritas.

O dispositivo permite que os dados sonoros, criados a partir de imagens, ativem o córtex visual lesionado de pessoas com cegueira congênita, ou seja, que nasceram cegas. Segundo Amedi, o córtex visual organiza os dados recebidos em duas vias paralelas: uma que se relaciona com a forma, identidade e cor e outra que estabelece a localização do objeto e coordena os dados visuais com a função motora.

O estudo mostrou a ativação de duas vias do córtex cerebral de pessoas que nunca haviam enxergado antes. Essa ação é semelhante a que pessoas com visão considerada normal são capazes de fazer, mostrando que o bom funcionamento dessa parte do cérebro pode ser conseguido sem estímulos visuais.

A nova descoberta se junta a outras pesquisas publicadas recentemente que mostram que estímulos visuais, auditivos e táteis não são necessários para que o cérebro interprete o que acontece a seu redor.



Nenhum comentário: