Pesquisar este blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

E o Oscar vai para...




Hoje acontece a entrega do Oscar, prêmio máximo da indústria cinematográfica.
Academy Awards, no original em inglês é um prêmio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, em 11 de maio de 1927. São entregues anualmente pela Academia, em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica, como diretores, atores e roteiristas. A cerimônia formal na qual os prêmios são entregues, é uma das mais importantes do mundo. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia e muitas outras, como o Grammy, Emmy e Globo de Ouro, foram inspiradas no Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi concebida por Louis B. Mayer, um dos fundadores da Metro-Goldwyn-Mayer.
A 1ª Entrega dos Prêmio da Academia aconteceu em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt em Hollywood, para honrar as realizações cinematográficas mais prominentes de 1927 e 1928. A cerimônia foi apresentada pelo ator Douglas Fairbanks e pelo diretor William C. DeMille.

Você sabia que:
- A atriz Meryl Streep é a recordista de indicações ao prêmio, com 16 no total, desde 1979. Venceu duas vezes: como melhor atriz coadjuvante por Kramer versus Kramer, em 1980, e como melhor atriz por A Escolha de Sofia, em 1983.

- Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, são os filmes que mais conquistaram prêmios, 11 estatuetas cada um.

- Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar de todos o tempos: 64.

- Apenas 3 filmes receberam os cinco principais prêmios da Academia - Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro (Adaptado ou Original), Melhor Diretor e Melhor Filme - são eles: Aconteceu Naquela Noite, em 1934, Um Estranho no Ninho, em 1975 e O Silêncio dos Inocentes, em 1990.

- Caetano Veloso se tornou o primeiro brasileiro a se apresentar em uma cerimônia do Oscar. O cantor baiano interpretou a música Burn it Blue, tema do filme "Frida", canção esta que foi indicada ao Oscar, mas derrotada.

- Os Oscars que podem ser vendido são de premiações feitas antes de 1950. Após essa data, a academia começou a exigir que os vencedores assinassem um contrato atestando que a estatueta não poderia ser vendida, de nenhuma forma, sem antes ser oferecida à própria academia por US$ 1.



Fonte: wikipedia.org

Nenhum comentário: