Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

oh! "Graça Maravilhosa"!



 
"Amazing Grace" é um conhecido hino tradicional protestante com a letra escrita pelo inglês John Newton (nascido em 1725) e foi impresso pela primeira vez no Newton's Olney Hymns (1779). Quando “Amazing Grace” foi publicado pela primeira vez no “Newton’s Olney Hymns” somente a letra fora impressa sem partitura musical alguma. Acredita-se também que o texto era recitado na época e não cantado.

Depois de um curto tempo na Marinha Real, John Newton iniciou sua carreira como traficante de escravos. Certo dia, durante uma de suas viagens, o navio de Newton foi fortemente afetado por uma tempestade. Momentos depois que ele deixou o convés o marinheiro que tomou o seu lugar foi jogado ao mar, por isso ele próprio guiou a embarcação pela tempestade. Mais tarde ele comentou que durante a tempestade ele sentiu quão frágil e desamparado eles estavam e concluiu que somente a Graça de Deus poderia salvá-los naquele momento. Incentivado por esse acontecimento e pelo que havia lido no livro, Imitação de Cristo de Tomás de Kempis, ele resolveu abandonar o tráfico de escravos e tornou-se cristão, o que o levou a compor a canção Amazing Grace (do inglês: "Graça Maravilhosa").

Acredita-se que a melodia da canção fora cantada pelos escravos durante a viagem de navio.

A versão em português, é cantada há muito tempo nas igrejas católicas e outras, com o nome de "Segura na Mão de Deus", composição de Nelson Monteiro da Mota.

Abaixo a história da música Amazing Grace, contada por Wintley Phipps, presidente da Academia de Sonhos, uma organização para crianças e prisioneiros. Ouça a bela música cantanda com toda a inspiração:

O filme Jornada pela Liberdade (Amazing Grace - título em inglês) mostra um pouco da trajetória de Jonh Newton e de William Wilberforce, que  iria um dia, liderar a causa da abolição da escravatura no Reino Unido.

A morte prematura do pai fez com que o jovem William fosse viver com os tios, influenciados por George Whitefield, um dos primeiros promotores da campanha para despertar a fé religiosa, e por John Newton, um ex-traficante de escravos e evangélico convertido.

Newton tornou-se um herói para Wilberforce, instilou nele o desejo pelo Cristo e a repulsa pelo tráfico de escravos. A mãe de William, alarmada com o desenvolvimento do filho nas “inclinações metodistas” logo o pôs num internato e na Universidade de Cambridge, numa tentativa de solapar sua fé. Cambridge iria aclarar as idéias, mas não destruir completamente sua fé.

Leia mais sobre este grande personagem da história no site abaixo:

www.acton.org
 

Nenhum comentário: