Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pela ‘extinção’ dos índios no Brasil (?)


Dia 19 de abril comemora-se o dia do Índio. Nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.


article image

Texto por Jader Christo

 
Na qualidade de neto de índio, fico chocado quando vejo um turista sendo recebido por um bando de coitados, ornados ridiculamente com penas de plástico, falando com sotaque de “caboclo” incorporado de Umbanda e dançando uma dança estranha como se tivessem um espinho em um dos pés e circulando, mancando e grunhindo por uma “aldeia” mais deprimente ainda.
Lógico que eu não ficaria tão indignado, se após essa apresentação, cada índio vestisse uma roupa decente, entrasse no seu carro e fosse para uma casa decente. Mas continuam lá, vestindo trapos e morando indignamente.
 
É a discriminação cruel a qual são submetidos todos da etnia. E justamente esta sociedade que vive bradando insistentemente por direitos “desses” e ”daqueles”, é que acha normal manter pessoas como se fossem animais exóticos.
Quem achar que índio deve viver lá no mato, fazendo cocô na moita, morando numa oca fedida, sem calça, e se limpando com folha, deveria levar a própria família pra lá e sentir se é bom. Voltará cheio de picadas de mosquito, vermes, malária. Não é justo, não é direito.
 
 
Índio quer progresso
 
O índio só é considerado um problema porque a sociedade insiste em considerá-lo sub-raça exótica, um bichinho primitivo, numa atitude discriminativa, preconceituosa.
Se existe um problema, este seria resolvido com uma atitude: considerá-los seres humanos participantes da sociedade e…Trabalho. Colocar todo mundo pra trabalhar.
A proposta é a seguinte: reunir todas as etnias, xavantes, tupis, ianomâmis. Recolher as carteiras da FUNAI e distribuir carteira de trabalho. E mandar todo o mundo procurar serviço. Participar da sociedade.
O mundo girou, a sociedade moderna é mais confortável, e o índio (na condição de etnia), tem o direito de participar disso, embora muitos deles não saibam. E embora ainda exista uma legião de preconceituosos, cravejados de “boas intenções” (que o diabo os carregue) que os querem assim, primitivos. Claro que, se alguém ficar enchendo a cabeça deles com essa historia de tradição, eles vão sempre acreditar que aquilo é bom.
É um preconceito cruel achar que índio não pode evoluir. É chamar a todos de sub raça e iludir dizendo que eles têm que morar na selva. Se fosse pensar desta forma, os descendentes de portugueses teriam que passar a vida plantando uva e pescando bacalhau e os descendentes de japoneses só poderiam plantar arroz. Claro que não é assim.
 
Todas as raças e povos que chegaram aqui no Brasil usam a tecnologia e o conforto disponíveis no mundo moderno. Todos têm esse direito.
É lógico que tem uma meia dúzia lá na selva que não querem mais nada com o batente, pois já perderam o trem da história, mas então vamos educar e preparar os filhos para viverem no mundo moderno.
Até porque, de qualquer forma, os jovens indígenas acabam vindo para a cidade mesmo, e sem nenhum preparo, porque algum idiota decretou que eles deveriam receber cultura regional , própria para indígenas, ou seja…nada.
Proponho dar ao índio o direito que todos têm. Isso sim será a verdadeira cidadania para essa etnia que insistem em chamar de sub raça e decretam sua exclusão social eterna.
 
Ao fim dos índios.
 
 
opiniaoenoticia

[Qual a sua opinião sobre este assunto? A minha opinião é de que todos tem o direito de  serem tratados iguais, com respeito e dignidade seja em qual cultura for. O fato de existirem índios no Brasil, não quer dizer que eles devam andar com tangas e usando tacape no meio da rua, ou que devam viver como os demais 'homens brancos' com ternos e engravatados, até pq eles viviam em uma cultura diferente da nossa mas  que hoje está se extinguindo, (graças aos homens brancos, é claro) mas que faz parte das suas origens ( e das nossas tb, claro!!). A cultura indígena é rica e diversa, mas os tempos são outros. Não há como eles não se contaminarem com a nossa doença, seja psiquica, física ou social. Precisamos levar em conta que eles gostariam, talvez, de viver a maneira deles, ma não há espaços. Mas ver índios na mendicância, isto é inconstitucional.  Manter uma política de defesa à todos os cidadãos sem querer mexer na sua cultura requer respeito e diretrizes. Os índios de faroestes americanos  não existem mais, não há mais espaço para culturas que não estimulam o "ter" antes do "ser".] M.M

Nenhum comentário: