Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Escola dos EUA usa Bolas Suíças como assento

Escola dos EUA coloca alunos para assistir aulas sobre bolas de ioga

 
Estudantes do quinto ano têm aula sentados sobre bolas de ioga em escola norte-americana (Foto: Matt Rourke/AP)
Estudantes do quinto ano têm aula sentados sobre bolas de ioga em escola norte-americana

Experiência desenvolve equilíbrio e acaba com agitação nas cadeiras.
Mudança aumentou concentração dos alunos, diz professora.

Uma escola da cidade de West Chester, na Pensilvânia, Estados Unidos, decidiu inovar nas salas de aulas ao trocar as cadeiras dos alunos do quinto ano do ensino fundamental por bolas suíças, aquelas usadas em exercícios de ioga e pilates.
Robbi Giuliano, professora da Escola Westtown-Thornbury, diz que a mudança aumenta a capacidade de concentração dos alunos e o seu equilíbrio e força muscular, além de promover o aumento do fluxo sanguíneo. O uso das bolas não é obrigatório, mas segundo a professora, apenas um aluno pediu para continuar sentado nas cadeiras comuns.
"Tenho agora alunos mais atentos", disse Giuliano. "Eu sou capaz de fazer muita coisa com eles, porque eles estão sentados sobre bolas de ioga."
 
A professora Robbie Giuliano relata melhoria na concentração dos alunos (Foto: Matt Rourke/AP)
A professora Robbie Giuliano relata melhoria na
concentração dos alunos
 
 
As bolas são de diferentes cores, tamanhos e grau de firmeza. Elas fazem parte de uma estratégia de modernizar as escolas aliando a atividade física com uma melhor aprendizagem, segundo John Kilbourne, professor de ciência do movimento da Universidade Grand Valley State, em Michigan. "É o futuro da educação", disse Kilbourne.
As bolas começaram a ser usadas para classes com crianças com necessidades especiais. Segundo Michelle Rowe, diretora do centro para autismo da Universidade Saint Joseph, na Filadélfia, as bolas acabam com a mania das crianças de ficarem se mexendo o tempo todo, como fazem quando estão em uma cadeira.
Alguns especialistas em saúde advertem contra a possibilidade de brincadeiras dos alunos e cair das bolas. Mas os estudantes sabem que devem manter seus fundos sobre as bolas e os pés no chão o tempo todo.
Em outra escola, a Merion, aluno que não se comportar perde o direito de usar a bola. "Os alunos gostam de estar nas bolas, e eles não querem perder esse privilégio", diz a professora Dannielle Doran.
Os pais apoiaram a ideia e muitos compraram bolas para os filhos usarem em casa quando fazem as lições. “Recomendo aos professores que façam o teste em suas classes para ver se a concentração dos alunos também aumenta”, diz a professora Robbie Giuliano.
 
Bolas usadas por alunos são de vários tamanhos e cores (Foto: Matt Rourke/AP)
Bolas usadas por alunos são de vários tamanhos e cores
 
 

Nenhum comentário: