Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

Terapia usa eletricidade para suprimir tremores em pacientes com Parkinson





Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram uma nova terapia que utiliza a eletricidade para ajudar a suprimir tremores em pessoa com doença de Parkinson.
 
A técnica, chamada estimulação transcraniana de corrente alternada ou TACS, anula o sinal do cérebro que causa os tremores, aplicando uma pequena corrente elétrica segura através dos eletrodos do lado de fora da cabeça de um paciente.
 
Resultados de um estudo preliminar realizado com 15 pessoas com Parkinson mostrou uma redução de 50% na incidência de tremores em repouso entre os pacientes.
Tremores físicos são sintomas significativos e debilitantes da doença de Parkinson, mas que não respondem bem ao tratamento com drogas existentes.
 
O tremor pode ser tratado com sucesso com estimulação cerebral profunda, técnica cirúrgica que envolve a inserção de eletrodos profundos no cérebro para enviar impulsos elétricos. Mas esta terapia é invasiva e traz alguns riscos de saúde, incluindo hemorragia cerebral, o que significa que não é adequada para todos os pacientes.
 
Em TACS, em contraste, os eletrodos são colocados do lado de fora da cabeça do paciente, de modo que não carregam os riscos associados com a estimulação cerebral profunda.
 
"Tremores experimentados pelos doentes de Parkinson podem ser devastadores e qualquer terapia que pode suprimir ou reduzir esses tremores melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Estamos muito esperançosos de que esta pesquisa possa, com o tempo, levar a uma terapia que seja bem sucedida e trazer redução de riscos médicos. Provamos o princípio, agora temos que otimizá-lo e adaptá-lo de modo que seja capaz de ser utilizado em doentes. Muitas vezes, essa é a parte mais difícil", afirma o líder da pesquisa Peter Brown.
 
 
Como funciona
 
TACS funciona colocando duas almofadas de eletrodos no paciente, uma perto da base do pescoço, e uma na cabeça, acima do córtex motor (a parte do cérebro envolvida no controle dos tremores).
A pequena corrente alternada que os eletrodos entregam é combinada com o sinal de tremor oscilante para anulá-lo, e suprimir o tremor físico.
 
"A abordagem é baseada no fato de o cérebro operar através de ondas cerebrais. Se pudermos estimular com ondas correspondentes, podemos substituir um sinal que está ausente, ou, neste caso, anular uma onda cerebral patológica", explica Brown.
 
 
maldeparkinson


Fisioterapia com Você: Uma grande conquista para os pacientes com Parkinson e uma grande ajuda para nós Fisioterapeutas!

Nenhum comentário: