Pesquisar este blog

sábado, 13 de abril de 2013

Santorini






Santorini é composta por um grupo de ilhas: Thera, Thirasia, Aspronisi, Palea e Nea Kameni  e está localizada na parte mais ao sul das Cíclades, no Mar Egeu, 63 milhas náuticas ao norte da ilha de Creta. A área de superfície de Thera é de 73 km ² e sua população, distribuídas entre 13 aldeias, é de 15,250 pessoas, de acordo com o censo de 2011.
 
Santorini

História

A presença humana na ilha parece ter existido desde meados de 3 mil  a.C.  A escavação em Akrotiri confirmou que a atividade do homem na ilha continuou até a erupção do vulcão em cerca de 1500 a.C. Todos os vestígios da atividade humana desapareceram da ilha até o final do século XIII a.C.

 
 
Conhecida inicialmente como Strongýlē  "a circular", mas por causa de sua beleza, a ilha foi chamada de Kalliste (a mais bela). Vieram os fenícios e lá se estabeleceram e após eles vieram  os lacedemônio, e deram à ilha o nome de seu líder, Theras. No século IX a.C. Thera, tornou-se um ponto importante na rota de comunicação entre o Oriente e o Ocidente da época e adotou o alfabeto fenício para escrever a língua grega. Em cerca de 630 a.C. os Theranenses atingiram a costa norte do continente Africano onde fundaram Cirene. Durante o período clássico da Grécia (século V e IV) a.C. Thera não desempenhou um papel importante nos eventos helênicos. Durante a Guerra do Peloponeso Thera ficou ao lado de Esparta, como esperado. Em tempos helênicos a posição estratégica da ilha fez Thera uma base preciosa de que as campanhas de guerra dos sucessores de Alexandre, o Grande, foram lançadas no Mar Egeu.
Dentro do Império Romano, Thera era nada mais do que uma ilha insignificantemente  pequena. No entanto, o cristianismo chegou cedo na ilha e uma igreja organizada já existia pelo quarto século d.C.. A ilha não foi de importância nem política nem militar na época bizantina, embora Aleixo I Comneno (1081-1118) tenha fundado a igreja de Panagia Episkopi em Gonia.
 
 
Ficheiro:Santorini 3D version 1.gif
Santorini em 3D
 
Após a queda de Constantinopla para os cruzados da Quarta Cruzada (1204) o ducado de Naxos foi fundado e Thera se tornou a sede de um dos quatro bispos católicos do Ducado. O nome Santorini foi dado pelo tempo em que os cruzados depois que a igreja de Agia Irini (Santa Irene), que alguns dizem que foi em Perissa e outros dizem que foi em Riva em Thirasia. Nos anos de domínio franco (1207-1579), embora Santorini  tenha experimentado o desenvolvimento da cultura do algodão e viticultura, a ilha sofreu tanto de ataques de pirataria a partir das rivalidades entre os governantes latinos locais ou entre o duque e o sultão.
O domínio turco (1579-1821) resultou na abolição da pirataria e do desenvolvimento do comércio internacional. O Santorinians criaram contatos estreitos com os grandes portos do Mediterrâneo Oriental (Alexandria, Constantinopla, Odessa), onde fundaram comunidades importantes. Em 1821, Santorini, com sua força de transporte, participou da luta pela independência dos turcos, e em 1830 tornou-se parte do estado independente grego.
Até o início do século 20 o transporte, têxtil, produção de tomate e viticultura estavam florescendo. A mudança de barcos à vela para barcos movidos a vapor e também o transporte de fábricas da ilha para a Grécia continental teve um grande efeito sobre a economia da ilha. Após o terremoto de 1956 houve uma queda enorme na população e uma catástrofe econômica. Para o final da década de 70 o turismo começou a se desenvolver, trazendo alívio econômico à Santorini.
 
 
O Vulcão



A forma de lua crescente atual da ilha é uma consequência da atividade do vulcão, em tempos pré-históricos. A própria ilha deve a sua existência ao vulcão.
A última erupção do enorme vulcão remonta de 3.600 anos atrás. Trinta milhões de metros cúbicos de magma na forma de pedra-pomes e cinzas foram sopradas a uma altura de até 36 quilômetros acima da ilha. Depósitos de pedra-pomes, dezenas de metros de espessura, enterrado um dos mais prósperos assentamentos pré-históricos daquele período, alimentando o mito da Atlântida perdida.
A atividade do vulcão depois dessa grande erupção continua até o presente (a erupção mais recente ocorreu em 1950) construindo duas pequenas ilhas dentro da caldeira, Palea e Nea Kameni. Estas ilhas representam a mais recente atividade do vulcão.
 
O maravilhoso clima seco e sol o ano todo,  criaram condições que são perfeitas para observação, fotografias e vídeos sob uma extraordinária variedade de luzes e cores naturais que dão ao visitante a vantagem excepcional de atingir o interior do vulcão de barco.
 





Vista panorâmica da principal cidade de Santorini


www.santorini.net

www.emb-grecia.org.br


Santorini é um daqueles lugares para se ir De Mala e Cuia!!



Veja também:

Fisioterapia com Você: A Bella Toscana
Fisioterapia com Você: Veneza: uma cidade que parou no tempo
Fisioterapia com Você: As Eternas Fontes da Cidade Eterna

Um comentário:

Farhan.Jee disse...

You will have to travel around these mountains to go from one place to another. Also you mast visit the town Fira and Oia which are pitched on the side of a cliff. high quality services