Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pilates e fisioterapia em domicílio: saúde e beleza no conforto de casa




Quando se fala em Pilates, a primeira imagem que nos vem à cabeça é de grandes aparelhos de ginástica, molas e barras de ferros. Mas há outras possibilidades. Essa técnica de baixo impacto é conhecida desde a década de 1920 e está ganhando cada vez mais adeptos. Para a fisioterapeuta e profissional certificada no Método Pilates, Vanessa Cristina Innocente, o destaque de hoje são as aulas em domicílio.
Segundo ela, algumas pessoas preferem fazer a aula em casa, principalmente aquelas que não gostam de academia. “O método Pilates é bem diferente de academia. Muitas pessoas se apaixonam e não querem mais deixar de praticar”, afirma.
O sucesso do método está na personalização dos exercícios de acordo com os objetivos do aluno. São mais de 500 movimentos diferentes controlados e de baixo impacto, que estimulam o corpo e a mente. “Dependendo do objetivo de cada aluno, o foco da aula será diferente, pois existem pessoas que querem ganhar força e controle muscular, outras que buscam melhorar as dores nas costas e ganhar flexibilidade, além daquelas que recebem indicações médicas para fazer o tratamento”, explica Vanessa.

As aulas têm duração de uma hora e podem ser praticadas por qualquer pessoa em qualquer faixa etária, mas é fundamental fazer uma avaliação física antes. No Pilates em domicílio, são utilizados acessórios como faixas elásticas e bolas suíças que auxiliam nos exercícios. “Os alunos não enjoam das aulas, pois sempre temos novidades e os níveis de dificuldade aumentam conforme eles evoluem”, destaca a fisioterapeuta.
O Pilates é um ótimo exercício que ajuda a controlar a respiração e o equilíbrio, alonga o corpo, ajuda a combater o stress, possibilita manter uma ótima postura, músculos fortes e firmes, barriga definida e uma ótima saúde.
“O método tem ajudado muitas pessoas que sofrem com hérnia de disco. Também há grandes resultados de melhora da dor em pacientes com fibromialgia – uma condição dolorosa generalizada e crônica”, comenta
 
Vanessa Cristina Innocente
Fisioterapeuta e Profissional Certificada no Método Pilates

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: