Pesquisar este blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

A Escoliose - parte II



A escoliose pode ocorrer em qualquer idade mas ela acentua-se com o crescimento ou seja, desenvolve-se ou aumenta com o crescimento e com as más posturas, sendo muitas das vezes as más posturas uma boa indicação de que algo não está bem com o corpo.

A escoliose muitas vezes pode ser indentificada  com o adulto ou criança em pé, olhando por trás pode-se perceber se existe ou não um alinhamento da coluna.
Se a coluna fizer um desvio, é possível que exista uma escoliose ou outro problema que precise ser corrigido.

Outros sinais que podem mostrar que algo não está bem são:
  • Um ombro mais alto do que o outro quando em pé.
  • Uma perna mais curta ou que dá essa ideia. Frequentemente vê-se no comprimento das pernas das calças onde uma precisa de mais baínha do que a outra ou em que as calças junto aos pés não ficam ao mesmo nível.
  • As posturas quer em pé quer sentado podem ser sempre erradas e para o mesmo lado.
Ao detectar alguma alteração postural, a avaliação  médica é necessária (mesmo que a alteração seja pequena e "sem importância"). Um diagnóstico precoce pode impedir a evolução do problema.

O tratamento

A  fisioterapia  usa várias abordagens para ajudar a corrigir a escoliose mas a maior parte delas requerem muito tempo e dedicação. Métodos como o R.P.G. são bem indicados para escolioses de causas não idiopáticas. Terapias Manuais ajudam na liberação das fáscias, responsáveis pela alteração postural. Exercícios para aumentar a flexibilidade e alongamento,  também são bem indicados, desde que com um profissional qualificado, já que as escolioses podem evoluir se não bem tratadas.
A nível médico as soluções passam pelo uso de coletes ou mesmo pelo uso da cirurgia nos casos mais avançados ou que não reagem ao uso do colete.
A cirurgia é indicada em casos em que a fisioterapia e o tratamento com coletes não corrigiu o problema. Quanto ao colete, para além do desconforto que ele provoca, pode ser causa de problemas emocionais sobretudo em crianças e adolescentes que se podem sentir inferiores devido ao seu uso.
A natação é também um bom método uma vez que proporciona relaxamento, alongamento e fortalecimento musculares.
Outras abordagens podem incluir Pilates, Osteopatias  e outras terapias.

Uma vez que as causas da escoliose podem ser muitas, precisamos indentificá-las e corrigí-las.
Só pessoas treinadas e com boa sensibilidade conseguem detectar e corrigir muitas das causas da escoliose tal como as causas de muitos outros problemas.

Veja também:

Nenhum comentário: