Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

Cidadela de Carcassonne




Carcassone: maior cidade medieval da Europa situada ao sul da França. Com seus 3 km de muralhas duplas e suas 52 torres muitíssimo bem conservadas, o conjunto impressiona.
Carcassone compõe-se de duas cidades: a cidade baixa, mais recente, onde se edificaram os monumentos oficiais (a Catedral de Saint-Michel, do século XIV, e a Igreja de S. Vicent) e a cidade protegida pelas célebres fortificações restauradas por Viollet-e-Duc no século XIX, que são talvez das mais belas da França, onde se construiu a Igreja de Saint-Nazaire (dos séculos XI-XIV). É a esta cidade que Carcassone deve hoje o seu renome internacional.
A cidade histórica de Carcassone é um conjunto monumental classificado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997.

A primitiva ocupação do sítio da cidadela de Carcassonne, no cruzamento do caminho entre Toulouse e Narbone e do que corre ao longo do Aude,  remonta a povos Celtas, Galo-romanos e Visigodos. Conta a lenda que a dama sarracena Carcas desprovida de soldados para enfrentar Carlos Magno, distribui pelas torres bonecos feito de palhas para o combate. O estratagema resultou, e Carlos Magno levantou o cerco, desanimado com inimigo tão numeroso. Terá dito então a dama: “Sire, Carcas te sonne.” (“Senhor, Carcas vence-te”, em tradução livre). Daí o nome da cidade, que a lenda assegura que se tornou cristã, dando a dama origem à primeira linhagem de condes de Carcassonne. (Ocorre que há outra versão, mas esta é mais bonitinha).

Durante a Idade Média a cidade foi defendida por um imponente conjunto de fortificações, ficando circundada por uma dupla linha de muralhas, que ainda hoje pode ser vista, e representa o ápice da engenharia militar do século XIII. Ao final do século XIX, o conjunto estava praticamente abandonado, quando foi redescoberto por turistas ingleses.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidadela foi usada como campo de prisioneiros.

CITÉ


Com os muros duplos (a muralha interna construida pelos romanos no século II, com 29 torres e a externa, no século XIII, com 17 torres e pontes elevadiças) fazia da cidade uma fortaleza inconquistável.
A entrada da "cité" é feita pela "Porte d'Aude". Andar pelas ruas estreitas, com suas lojinhas de lembranças e produtos típicos da região, suas confeitarias e restaurantes e tudo sob a atmosfera medieval, é muito agradável.

 

Dentro das muralhas pode-se ver :

CASTELO COMTAL
Separado da cidade por um fosso seco; abriga atualmente o museu da escultura.





A IGREJA DE ST. NAZAIRE
Em estilo românico, do século XI, com lindos vitrais coloridos que dão uma beleza rara à capela.



As Ruas Medievais




A GASTRONOMIA
Seu prato principal é o "cassoulet" ( feijão branco cozido com carne de porco, de frango, pedaços de carne defumada e bastante tempero).
É conhecida por nosso turistas como a "feijoada francesa".


Fonte principal: geocities/imagens internet

Carcassonne é um daqueles lugares que devemos ir De Mala e Cuia!!!

Visite a cidade de Carcassonne pelo site abaixo:
carcassonne.monuments-nationaux.fr/en/


Veja também:
Fisioterapia com Você: A Bella Toscana

Nenhum comentário: