Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pontes surpreendentes pelo mundo

Muitas vezes, elas acabam se tornando cartões-postais e até símbolos de grandes cidades. O Terra fez uma seleção de algumas das pontes mais bonitas, famosas, fotografadas e surpreendentes mundo afora.

Viaduto de Millau, França
No sul da França, uma das maiores maravilhas da engenharia moderna foi inaugurada no final de 2004. O Viaduto de Millau é a ponte mais alta do mundo, com seus 343 m de altura. A ponte suspensa atravessa o vale do rio Tarn e tem 2.460 m de extensão.


Golden Gate, São Francisco
A ponte Golden Gate, que liga a cidade com a península de San Francisco é um dos maiores emblemas da cidade de São Francisco, na Califórnia. A ponte suspensa tem mais de 2.700 m de comprimento, com duas torres que se erguem a 227 m de altura sobre as águas da baía.


Ponte de Bósforo, Istambul
Construída entre 1970 e 1973, a Ponte de Bósforo liga a parte europeia à asiática de Istambul, maior cidade da Turquia. A ponte, que passa sobre as águas do estreito de Bósforo, tem 1.510 m de comprimento e 64 m de altura. À noite, é iluminada por luzes coloridas, criando uma bela cena noturna com a cidade ao fundo.


Ponte do Brooklyn, Nova York
Primeira ponte suspensa de aço do mundo, inaugurada em 1823, a ponte do Brooklyn une Manhattan e o bairro do Brooklyn, em Nova York. Atravessada diariamente por milhares de automobilistas, ciclistas e pedestres, tem 1.800 m de comprimento e alcança a altura de 37 m sobre East River.



Ponte da Baía de Hangzhou, China
No leste da China, a ponte da Baía de Hangzhou liga Xangai à cidade de Ningbo por um trajeto de 36 km, o que a torna uma das maiores pontes marítimas do planeta. Começou a ser construída em 2003 e foi concluída em 2008, reduzindo pela metade a duração do percurso.


Ponte 25 de Abril, Lisboa
Inaugurada em 1966, a Ponte 25 de Abril (conhecida na época como Ponte Salazar) liga Lisboa à cidade de Almada, atravessando o Rio Tejo em um comprimento de mais de 2.200 m. Pela ponte, muito parecida com a ponte Golden Gate de São Francisco, transitam carros e também trens.



Ponte Octávio Frias de Oliveira, São Paulo
Mais conhecida como Ponte Estaiada, foi inaugurada em 2008 em São Paulo e, rapidamente, tornou-se um dos maiores cartões-postais da cidade. Atravessa o rio Pinheiros, tem comprimento de 1.600 m e altura de 138 m.



Tower Bridge, Londres
Conhecida como "a ponte da torre", é uma ponte basculante no coração de Londres, sobre o rio Tâmisa. Foi inaugurada em 1894 e levou oito anos para ser construída. Trata-se de uma das mais belas e famosas do mundo, com uma arquitetura surpreendente: tem duas grandes torres, uma passarela e a construção que se abre para deixar passar barcos pelo rio.



Ponte Alexandre III, Paris
Paris tem muitas belas pontes sobre o rio Sena. Mas nenhuma delas é tão bonita quanto a ponte Alexandre III, que une a esplanada dos Invalides com o Grand Palais. Inaugurada em 1900, a ponte metálica de 40 m é toda decorada por estátuas. Uma curiosidade: embaixo dela, há uma balada muito frequentada pelos habitantes de Paris.


Ponte da Mulher, Buenos Aires
Projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a Ponte da Mulher tem design surpreendente no coração do bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires. A ponte é giratória, se move para deixar passar os barcos que passam pelo porto de Buenos Aires e tem uma "agulha" que segura os cabos que mantêm a estrutura.



Eu também selecionei algumas que para o meu ver são lindas:

Ponte Hercilio Luz - Florianópolis

Ponte Vecchio- Florença- Itália

Ponte do Rialto- Veneza-Itália



E a Ponte do Suspiro também em Veneza

Imagem de arquivo pessoal


Fonte:http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/fotos/0,,OI177316-EI14045,00-Confira+pontes+surpreendentes+pelo+mundo.html / Imagens Internet

Nenhum comentário: