Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

A famosa MULTIMISTURA



A Dra. Clara Terko Takaki Brandão é filha de imigrantes japoneses, residentes no Brasil, e cresceu em uma chácara em Taboão da Serra, na capital paulista. Teve uma infância muito simples. Para pagar as despesas, ela e a família carregavam água, plantavam hortaliças e frutas, fabricavam tijolos, cortavam e carregavam lenha, criavam, abatiam e vendiam galinhas, porcos e coelhos e ainda dividiam a casa com pensionistas.
Seus pais exigiam um bom rendimento escolar, mas, quando cursava o 1° ano do Ensino Médio, teve que interromper os estudos para trabalhar. Anos mais tarde concluiu o Ensino Médio em curso supletivo. Seu professor de Biologia inscreveu-a no vestibular de Ciências Naturais, atualmente, Biologia. Foi a terceira colocada na prova e cursou o primeiro ano de faculdade com aprovação. No ano seguinte, passou no vestibular para Medicina da Faculdade da Santa Casa. Continuou com as aulas de Biologia durante a noite. Nas horas vagas, fazia bicos em troca de dinheiro e comida. Pouco tempo depois, passou no vestibular de Medicina da USP e ainda conquistou a única vaga que dava direito a hospedagem, alimentação e uniformes. Formou-se em Medicina pela USP, em 1969, com especialização em Pediatria e, posteriormente, como nutróloga.
Começou a participar de trabalhos voluntários quando ainda cursava o Ensino Médio. Durante a faculdade e a residência na pediatria do Hospital das Clínicas, continuou engajada com esse tipo de serviço.
Depois de formada e casada, mudou-se para a cidade de Miracema do Tocantins – TO. Lá montou, juntamente com o marido – também médico – e outros colegas de profissão, o primeiro Centro de Educação e Recuperação Nutricional, em 1972. A seguir viveu em Altamira – PA, na Transamazônica, e em Santarém – PA.
Em 1975, em Santarém, motivada pela seca que produzia um grande número de desnutridos, iniciou pesquisas sobre as preparações alimentares regionais disponíveis. Criou, então, a ONG SEARA – Sociedade de Estudos e Aproveitamento da Amazônia, que, com o apoio do Programa Casulo da LBA – Legião Brasileira de Assistência, montou 13 creches que chegaram a atender 390 crianças. No cardápio elaborado para as creches, sempre valorizou uma preparação única, com muita variedade e enriquecida com um concentrado de minerais e vitaminas. Assim nasceu a Multimistura.
Em quatro meses, usando cardápios enriquecidos e de alto valor nutritivo, baixo custo, paladar regionalizado, preparo fácil e rápido e que, acima de tudo, podia ser reproduzido em casa, as crianças se recuperavam. Desde 1976, a SEARA continua esse trabalho, mesmo após a extinção da LBA.
Os resultados obtidos com a recuperação das crianças foram apresentados em congressos e seminários de Pediatria, Enfermagem e Nutrição. Em 1983, a Sociedade Brasileira de Pediatria concedeu à Dra. Clara o prêmio Álvaro Bahia de melhor trabalho contra a mortalidade infantil pelo uso da Multimistura.
Atualmente, o programa de orientação alimentar contra a desnutrição, desenvolvido pela Dra. Clara, está em todos os estados brasileiros e em mais 15 países da América Latina, África e Ásia. Seu sucesso deve-se, em grande parte, aos parceiros, como a Pastoral da Criança, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, o Programa de Saúde da Família – PSF, a Cáritas, a Emater, a Indagro, a Caravana da Vida, alguns governos estaduais, muitos governos municipais e inúmeras ONGs que passaram a utilizá-lo em suas ações de cidadania.
A implantação deste programa de orientação alimentar deveu-se também à participação ativa de líderes e agentes comunitários, funcionários da saúde, educadores, assistentes sociais, merendeiras e cozinheiras de creches e milhares de voluntários que têm como compromisso a redução de sofrimento e a melhoria de qualidade de vida própria e dos que os cercam. A Dra Clara sempre contou com o apoio incondicional dessas pessoas.
A Dra. Clara preocupa-se em romper o círculo vicioso da fome, tratando não apenas a pessoa desnutrida, mas dando condições para que toda a família possa comer bem. Durante seus 39 anos de carreira, ela trabalhou com segurança e soberania alimentar (cadeia produtiva, cardápios, hortas, conservação de alimentos, enriquecimento de preparações), buscando formas de comer bem, barato e gostoso, independente do que se ganha.
Com humildade, a Dra. Clara costuma repetir uma conhecida frase de Oscar Wilde: “Não sou mais jovem suficiente para ter todas as soluções”, mas ela tem algumas soluções acessíveis e testadas e quer compartilhá-las com você.

Acesse o site: http://www.multimistura.org.br/ e leia mais.

Clara Brandão é Gente que faz a Diferença!!

Nenhum comentário: