Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os Jardins Suspensos da Babilônia

Lendários Jardins que ficavam na cidade da Babilônia.



Os Jardins Suspensos da Babilônia foram feitos no reinado de Nabucodonosor, para agradar uma de suas esposas. Após mudar-se para a Babilônia a rainha Amytis começou a sentir saudade de sua terra natal, a Media.

Foi ai então que para a agradar a sua concubina o rei Nabucodonosor mandou construir por volta de 600 a.C., grandiosos jardins o mais parecido possível daquele em que sua amada vivia quando era criança.

Outra história atribui a autoria da construção dos jardins a Semiramis, rainha da Babilônia entre 810 a.C a 783 a.C.

Um historiador grego da época, Diodorus, descreveu que os jardins mediam cerca de 400 pés por 400 pés e com mais de 80 pés de altura. Diodorus, escreveu que os jardins ficavam sobre lajes de pedra, um material de construção raro e caro usado somente em dois edifícios babilônicos. Estas lajes de pedra eram, por sua vez, cobertas por junco, asfalto e ladrilhos.

A existência dos jardins foi discutida por um longo tempo. Embora várias descrições desta maravilha antiga existam, um dos historiadores mais famosos do mundo, Herodotus, não os menciona. Herodotus escrevia por volta de 400 aC, bem próximo da época de Nabucodonossor e ele visitou a Babilônia e descreveu os esplendores da cidade em detalhes. Entretanto, ele omite qualquer menção aos jardins, deixando dúvidas sobre sua existência.
A maioria dos gregos que descreveram os jardins suspensos da Babilônia nunca estiveram na Mesopotâmia.

Alguns estudiosos do assunto acreditam que os jardins, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, foram frutos da imaginação grega. Quando os soldados de Alexandre, o Grande, voltaram a Macedônia, espalharam a noticia da existência de maravilhosos jardins que enfeitavam o palácio de Nabucodonosor. Os gregos de tanto ouvirem as histórias das maravilhas que o Oriente possuía, acreditaram que realmente os jardins suspensos existiam.

No inicio do século XX uma expedição arqueológica comandada pelo Professor alemão "Robert Koldewey" escavou as ruínas da antiga Babilônia.

Ruinas do local onde suspotamente era os Jardins Suspensos da Babilônia
Durante as escavações foram encontrados inúmeros documentos inscritos em placas de argila, mas nenhum deles cita o jardins suspensos. Dias depois foi encontrado também uma sala com três grandes buracos no chão.

Baseado nos relatos do historiador da época, Diodorus, o professor Koldewey concluiu que os tais buracos eram os lugares onde passa os grandes baldes da engenhoca que transportava a agua do rio até ao topo do jardim.

Hoje a antiga cidade da Babilônia foi reconstruída. Nas inscrições onde ficavam os nomes dos antigos Reis Babilônicos, abriga o nome do seu ultimo soberano, o ex-ditador do Iraque, Saddan Hussein.

Fonte: The Metropolitan Opera

Veja também:
Fisioterapia com Você: A Biblioteca de Alexandria

Nenhum comentário: