Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dia do Café




[ Hum...como é bom um cafezinho.
Me lembro sempre daquela musiquinha: " ...Tá fazendo na cozinha tá cheirando aqui!"]


O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!
O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil no início do século XVIII. O café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
Mas foi em São Paulo que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira.
Mas foi nos últimos anos que o café teve destaque nacional e internacional. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho!

Eu gosto de tomar um cafezinho com os amigos. Assim como o nosso chimarrão, que une as pessoas numa roda, o bom e maravilhoso cafezinho às une em volta de uma mesa.

Abaixo receitas com café:


E a minha receita de Cappuccino


Cappuccino dos Machados - Um Cappuchado! (receita minha e de meu maridinho) : 500g de leite em pó integral (uso tudo nestlé) - 50 gramas de café granulado (nescafé); - 150 gramas de açúcar ou menos (à gosto); 1 colher de café bem cheia de bicarbonato; 6 colheres de sopa de chocolate em pó (sem açúcar); 1 colher de café bem cheia de canela em pó (opcional). Bata no liquidificador o leite em pó e o café. Depois acrescente os demais ingredientes até misturar bem. Uma colher bem cheia de sopa serve uma xícara de cafezinho grande. Acrescente água quente. Se desejar em vez de colocar canela nos ingredientes, use um pauzinho de canela para misturar. Fica um charme!

Nenhum comentário: