Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vinagre é usado na prevenção do câncer cervical



Um procedimento extremamente simples, rápido e barato, tem o potencial de fazer pelos países pobres o que o exame Papanicolau fez para os ricos: acabar com o reinado do câncer cervical como assassino nº 1 das mulheres. O ingrediente mágico? Vinagre artesanal.
A cada ano, mais de 250 mil mulheres morrem de câncer cervical, quase 85 por cento delas nos países de baixa e média renda. Décadas atrás, ele matou mais mulheres nos Estados Unidos do que qualquer outro câncer e agora ele está bem muito atrás dos cânceres de pulmão, cólon, mama e pele.
As enfermeiras que usam o novo procedimento, desenvolvido por especialistas da faculdade de medicina Johns Hopkins na década de 1990 e aprovado no ano passado pela Organização Mundial de Saúde, passam vinagre no colo do útero de uma mulher. Isso faz com que manchas pré-cancerosas fiquem brancas.
Depois, elas podem ser congeladas imediatamente com uma sonda de metal resfriada por um tanque de dióxido de carbono, disponível em qualquer engarrafadora de Coca-Cola. O procedimento faz parte de uma ampla variedade de avanços médicos baratos, porém eficazes, que estão sendo testados nos países em desenvolvimento.
Novas técnicas baratas de diagnóstico e cirurgias, inseticidas, regimes de medicamentos e próteses já estão começando a salvar vidas. Com o exame papanicolau, o médico faz uma raspagem do colo do útero e envia o material coletado a um laboratório para ser examinado por um patologista.
Sem laboratório – Muitos países pobres não têm laboratórios de alta qualidade e os resultados podem demorar semanas para chegar. As mulheres que retornam para áreas distantes, onde moram ou trabalham, muitas vezes são difíceis de encontrar quando são diagnosticadas com lesões pré-cancerosas.
Maikaew, 37 anos, poderia ter sido uma deles. Ela é caixa de um restaurante na longínqua Ko Chang, uma ilha paradisíaca. Ela estava em casa em Poyai, uma aldeia agrícola de arroz, para uma breve visita e foi examinada por insistência de sua mãe.
A mesma coisa havia acontecido há três anos, e ela estava com uma mancha branca. (Parecem verrugas e são causadas pelo papilomavírus humano.) A mancha foi congelada com crioterapia, o que doeu um pouco, mas era suportável, disse ela.
Como Maikaew foi examinada duas vezes aos 30 anos, seu risco de desenvolver câncer no colo do útero caiu 65 por cento, de acordo com estudos realizados pela Aliança de Prevenção do Câncer Cervical, uma coalizão de organizações internacionais de saúde financiada pela Fundação Bill & Melinda Gates.
O procedimento, conhecido como VIA/crio para visualização do colo com ácido acético (vinagre) e o tratamento com crioterapia, pode ser feito por uma enfermeira e apenas uma consulta é necessária para detectar e matar um câncer incipiente.

Para ler toda a matéria acesse o link abaixo:
http://opiniaoenoticia.com.br/vida/saude/vinagre-e-usado-na-prevencao-do-cancer-cervical/

Nenhum comentário: