Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de Maio

 
 
 
O dia 1º de maio é a comemoração oficial do Dia do Trabalhador, mas veja abaixo alguns dos acontecimentos na historia  neste dia:

305 - Diocleciano e Maximiano, imperadores de Roma, deixam de governar.
 
 
880 - A Igreja Nova é inaugurada em Constantinopla, servindo de modelo para as posteriores igrejas ortodoxas.
 
1045 - Gregório VI é eleito Papa.
 
1500 - Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (hoje Brasil) em nome do rei de Portugal.
 
 
1707 - Entra em vigor o Tratado de União unindo o Reino da Inglaterra ao da Escócia para formar o Reino da Grã-Bretanha.
 
1786 - Estréia a ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, em Viena.


1834 - A escravatura é abolida nas colónias inglesas.
 
 
1865 - O Império do Brasil, Argentina e Uruguai assinam o Tratado da Tríplice Aliança.
 
1886 - Início da greve geral nos Estados Unidos e manifestação nas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador.
 
1897 - Em uma sessão de 16 "filmetes" (curta-metragem) ocorrido no Cassino Fluminense, em Petrópolis, constituiu-se na primeira apresentação de filmes, produzidos e dirigidos no Brasil, em território nacional. Entre estes, encontram-se filmes como: "Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama", "Chegada do trem em Petrópolis" e "Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí".
 
 
1931 - Inauguração do Empire State Building, em Nova Iorque.
 
 
 
1943 - É sancionada o Decreto-Lei 5452 pelo presidente Getulio Vargas unificando as leis do trabalho existentes no Brasil criando a Consolidação das Leis do Trabalho.
 
1945 - Os Partisans Iugoslavos libertam Trieste.
 
1960 - Um avião espião norte-americano U-2 pilotado por Francis Gary Powers é abatido sobre a União Soviética, provocando uma crise diplomática.
 
 
1961 - O então primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista e abole as eleições.
 
1967 - Casamento de Elvis Presley com Priscilla Beaulieu.
 
 
 1974 - O chamado 1º Primeiro de Maio, um grande comício "em liberdade" no Dia do Trabalhador, em (Lisboa. O evento foi marcado pela presença de Mário Soares e de Álvaro Cunhal, regressados do exílio.
 
1994 - Ayrton Senna sofre acidente grave no Grande Prêmio de San Marino e morre no mesmo dia.
 
2004 - Passam a integrar a União Européia os seguintes países: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria,  Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Checa.
 
2011 - O presidente dos EUA, Barack Obama, anuncia, em um pronunciamento, a morte do terrorista saudita Osama bin Laden, líder da rede Al-Qaeda.
 
 
 
[Um dos episódios mais tristes que marcaram o 1º de Maio, e lembrado pela maioria dos brasileiros, foi o acidente que vitimou o então campeão de fórmula 1 Ayrton Senna. Numa manhã de domingo de 1994, o país inteiro foi acordado pela notícia do acidente fatal. O Brasil era levado ao pódium pelo nosso Senna, mas naquela trágica manhã morria com ele a Formula 1 brasileira, e desde então não houve quem o superasse. A frase: Ayrton Senna do Brasil!! ainda ecoa nos corações saudosos de todos os brasileiros que viveram com ele uma fase de ouro da Fórmula 1 do Brasil.]
 
 
"Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu pra mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la." Ayrton Senna
 


imagens internet
 

Nenhum comentário: