Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dor na Articulação Temporomandibular - ATM




 A importância do conhecimento desta área e de seus diversos sintomas, pelos dentistas ou médicos otorrinos, ortopedistas, oftalmologistas, neurologistas, pelos psicólogos, psiquiatras e fisioterapeutas, entre outros profissionais da saúde, vem que os sintomas apresentam, pela sua proximidade, reflexo com algumas áreas relacionadas a essas especialidades (como dores na cabeça, dor junto ao ouvido, dor no pescoço, braços, peito, dores nos dentes, dor no olho, zumbido no ouvido, sensação de ouvido tampado, tontura, tonteira, vertigem, enjoos, fotofobia, certos casos de nevralgia do trigêmeo, entre outras sintomatologias).

 Também é importante o conhecimento dos fatores emocionais, hábitos ou vícios posturais, parafuncionais e profissionais, que podem influir no tratamento dos sintomas, provenientes das “disfunções da ATM” (ou DTM).
 

Muitas pessoas sofrem desses sintomas, às vezes, durantes anos, sem saber a origem de seus problemas; outras, já passaram por vários tipos de tratamentos e por diversos exames, sem encontrar a causa de seus sintomas. Em alguns casos, os sintomas delas são tão intensos, que acabam procurando auxílio em hospitais. Também, acabam sofrendo mais, ao ingerirem diversos tipos de medicamentos, devido aos “efeitos colaterais” que muitos desses remédios apresentam (normalmente, para os tratamentos dos sintomas da“ ATM ou DTM”, praticamente não é utilizado medicação, pois para o tratamento da ATM, na maioria dos casos, visa restabelecer a posição de conforto e equilíbrios perdidos e, com isso a remissão dos sintomas).

    


 

ATM - DTM
 
 
O termo ATM, antigamente designado articulação temporomandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares (denominação dada pelo Prof. Dr. JJ Barros), também é chamado de DTM - distúrbio temporomandibular ou TMJ – termo em inglês (que significa Temporomandibular Joint Disorders), refere-se à a uma série de fatores que comprometem essa articulação, e que se manifesta principalmente com dor, que pode irradiar para cabeça e braços, estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca.

Além de causar dores de cabeça, pode causar tonturas (chamadas de labirintites), aparecimento de zumbidos, dores próximas ao ouvido e torcicolos; levando o paciente a procurar profissionais, de diversas áreas (como otorrino, neurologista, ortopedista, entre outros). Isso ocorre devido a proximidade da articulação e os músculos que participam da mastigação, com diferentes órgãos do corpo humano (como o ouvido, pescoço, peito, por exemplo).  As tonturas ou vertigens, também chamadas de labirintites são originadas, em grande parte dos casos, devido a artéria que irriga o labirinto que pelo músculo, músculo esse, que é tracionado quando ocorre um desequilíbrio, na musculatura da ATM, ocorrendo uma sensação de perda do equilíbrio (tontura ou vertigem), sintomas esses muitas vezes, bastante acentuados.
As dores de cabeça como, por exemplo, nas enxaquecas ou cefaleias ocorrem, na maioria dos casos, devido a um desequilíbrio da musculatura da mastigação, gerando por isso, espasmos musculares, pelo uso excessivo dessa musculatura, causando dores de cabeça na região temporal e em outras regiões da cabeça. Também esses sintomas podem aumentar, nos portadores de Bruxismo, Briquismo, pacientes com estresse, hábitos parafuncionais, pela maior sobrecarga desses músculos. Também, devido a isso, acabam gerando dores reflexas, nos olhos – podendo ocorrer também, embaçamento ou fotofobia – sensibilidade a luz, entre outros sintomas. Nos casos do Bruxismo e do Briquismo utilizamos técnicas conectivas, associadas ao tratamento da ATM.
 Os zumbidos, em alguns casos, podem ser relacionados a ATM. São aqueles, que variam de intensidade, ao mastigar os alimentos ou quando abrimos a boca, por exemplo. A causa, nos problemas da ATM, é relacionado a sintomas reflexos, nos músculos da válvula, que regulam a pressão interna do ar, dentro do ouvido. Também, o músculos que estão sobre tensão, perto do ouvido, podem gerar os sintomas de zumbido no ouvido e de ouvido tampado. Podemos perceber essa válvula se abrindo, quando vamos engolir a saliva, por exemplo e ouvimos um barulho, nos ouvidos.
 Por uma ação reflexa, outros músculos também podem entrar em desequilíbrio, nos portadores de ATM (como por exemplo, os do pescoço e braços, causando torcicolos, sensações de que o paciente carregou uma "mala" - os braços ficam doloridos, dores nos olhos, sensação de que tem um comprimido grande enroscado na garganta ou que alguém esta apertando o pescoço, dor no olho - sensação que alguma coisa esta empurrando o olho por traz, enjoos ou náuseas).
 
 Quando os dentes não estão na posição de conforto, desequilibra músculos, articulações e ligamentos, gerando uma série de sintomas.
Ao restabelecemos a posição de conforto perdida, e eliminamos os hábitos ou vícios parafuncionais, do paciente, há o reequilíbrio muscular, ligamentar e articular e, os sintomas com essa origem, normalmente regridem.
Inúmeras pessoas no mundo, tem sintomatologia da ATM e dessas, em muito poucos casos, são diagnosticados e tratados, de maneira correta.

  
     
     
 
A Articulação Temporo Mandibular:
 
Existe uma articulação temporomandibular, de cada lado a frente do ouvido, e elas são responsáveis, por todos os movimentos mandibulares (abertura, fechamento, protrusão, retrusão e lateralização).
É possível localizar a articulação, colando os dedos indicadores logo à frente, dos ouvidos e fazendo movimentos, de abertura e fechamento da boca. Quando elas estão sensíveis ao toque ou apresentam dor, estalos ou crepitações, no movimento da boca, pode ser indicativo de problemas, na ATM.
A articulação temporomandibular, como outras articulações do nosso corpo, é "amortecida" por um disco (disco articular, antigamente chamado menisco articular), evitando assim que exista um contado direto, entre as estruturas ósseas e assim possibilitando o movimento da mandíbula. O "bom estado" do disco articular, reflete diretamente, no bom funcionamento da articulação.
 
Os dentes são responsáveis, pelo perfeito equilíbrio dos músculos, das articulações e dos ligamentos. Qualquer alteração dentária, que pode ser desde um simples dente torto, uma mordida inadequada ou até mesmo a falta deles, podem gerar um desequilíbrio, levando a um quadro de ATM.
 

Porém não só uma alteração no disco articular ou nos dentes é que poderão gerar a ATM, mas também inúmeros fatores, dentre eles os psicológicos, que levam a hábitos parafuncionais, dentre os quais podemos destacar:

 

Roer as unhas ou remover cutículas com os dentes;
Mastigar de um lado só;
Chupar ou morder o dedo, objetos e alimentos duros;
Apoiar a mão no queixo, enquanto estuda ou trabalha;  
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Dormir com travesseiros muito alto ou muito baixo;
Bruxismo;
Stress e ansiedade.

 

Hábitos profissionais:

Praticar esportes, como natação, posicionando a mandíbula
de maneira incorreta ao respirar;
Posicionamento do queixo incorreto do violonista ao usar o instrumento;
Tocadores de instrumentos de sopro;
Segurar com os dentes alfinetes de costura, clipes de papel, caneta ou lápis;


Também podemos ter sintomas de alteração na ATM, por origem traumática:

No caso de acidente de trânsito com colisão traseira;
Acidentes com batida na região do queixo;
 
 
O importante que seja diagnosticado a etiologia de maneira correta, afim de que possa ser feito um tratamento adequado a casa paciente. O tratamento da ATM (ou DTM) muitas vezes é multidisciplinar, sendo normalmente efetuado por profissionais de diversas áreas da odontologia e também, quando necessário, com o auxílio de profissionais de outras áreas da saúde, devido a infinidade de fatores causais.
Normalmente, para o tratamento desses sintomas, com essa origem, não precisamos utilizar medicamentos, evitando assim os efeitos colaterais, que muitos dele apresentam.
O tratamento odontológico da ATM ou DTM, é através da colocação, de um aparelho móvel (placa reposicionadora de mandíbula), visando aliviar rapidamente a dor, relaxar a musculatura facial e de outras partes do corpo, fazendo que se haja um posicionamento adequado, dos músculos e das articulações, para que possamos ter uma visão, do tratamento específico, para cada caso (como próteses, desgastes seletivos ou ortodontia, por exemplo). Por isso é importante, o tratamento da ATM.
 
Leia mais  clicando aqui-atm
 
 
Tratamento da ATM (Articulação Temporo - Mandibular) ou DTM (Disfunção Temporo - Mandibular
 
 Para o “tratamento da ATM”, de suas disfunções e sintomas depende, do exame clínico e, de um “diagnóstico criterioso” (avaliando, a correta origem, dos sintomas do paciente e observando a sua possível inter-relação, com a “sintomatologia da ATM”), levando em conta, para isso, uma séries de fatores, como a anamnese, o exame clínico, radiográfico, dos modelos em gesso dos dentes e do perfil emocional e dos hábitos do paciente e de outros tipos de exames complementares (polissonografia – ou exame do sono, como no caso da apneia obstrutiva do ronco ou bruxismo, exames laboratoriais, entre outros) que se tornem necessários, para esse procedimento.
 

Tratamento fisioterápico da ATM (ou DTM):

Entre os diversos tipos de tratamentos, empregados nos sintomas de disfunção da ATM ou DTM, além das orientações necessárias a ser dada ao paciente, de acordo com o tipo de sintomatologia que apresente, temos os tratamentos relativos a área odontológica, os tratamentos fisioterápicos, os tratamentos cirúrgicos, os tratamentos psicológicos e de competência dos fonoaudiólogos. Além destes, é possível, em alguns casos, a necessidade de uma relação interdisciplinar, com profissionais de diversas áreas da saúde.
 
 
Entre os tratamentos fisioterápicos da ATM, temos as “placas” inter oclusais (conhecida como placa estabilizadora, placa de mordida, placa noturna, placa de bruxismo, aparelho inter oclusal, splint oclusal, placa de Michigan, placa miorrelaxante e placa de Shore, entre outras denominações).
A composição dessas placas, normalmente móveis, podem ser de acrílico (dura) ou de silicone (mole), tendo cada um uma aplicação específica. As de acrílico, pode ser do tipo simples ou dupla, por exemplo, do tipo “Planas”. 
 
As placas rígidas são normalmente utilizadas para levar a mordida para a posição de conforto, no tratamento inicial das ATMs, fazendo que ocorra assim, a redução dos sintomas, pela recuperação do equilíbrio músculo – articular e ligamentar. Às vezes, são adicionados a esses aparelhos, componentes utilizados, para se fazer pequenas movimentações dentárias ou expansões da arcada, ajudando, com isso, na finalização do tratamento final da ATM.
 As placas de silicone, são utilizados mais como fator de proteção do dente, para evitar um desgaste excessivo dos dentes ou para proteção dos elementos de porcelana de uma prótese fixa, por exemplo, em pacientes portadores de bruxismo ou briquismo e também, para pequenas movimentações dentárias e, para o uso em clareamento dental caseiro.

Placa de ATM ou de mordida
 

Outros “tratamentos fisioterápicos”, empregado no tratamento das ATMs, são os exercícios e os aparelhos eletrônicos, que visem paliativamente, o relaxamento muscular e redução dos sintomas dolorosos ou trismos de origem muscular (como no caso do tens), o laser infravermelho, entre outros. Esses aparelhos fazem, que libere pelo nosso corpo, uma substância chamada de endorfina, que tem efeito calmante, relaxante e analgésico (muitos pacientes relatam também, sentirem sonolência). Quando praticamos atividades esportivas, também, temos liberação de endorfina.
 
 
Leia na íntegra os tratamentos propostos para a disfunção da ATM:
 

Nenhum comentário: