Pesquisar este blog

domingo, 5 de maio de 2013

Salmos para Reflexão




Salmos ou Tehilim é um livro do Tanakh e da Bíblia Cristã, vem depois do Livro de Jó e antes do Livro dos Provérbios. Encontra-se no Velho Testamento, mas o uso para os dias de hoje, reflete na figura de Jesus Cristo, que representa as leis e os sacrifícios descritos. Onde lê-se por exemplo, no salmo 1 "...Antes tem o seu prazer na lei do Senhor...", podemos dizer:" ...Antes tem prazer em Jesus Cristo, e nEle medita de dia e de noite."
 
Salmo 1
 
"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá"
 
 
Este salmo é considerado o prefácio dos salmos, pois apresenta o conteúdo de todo o livro. É desejo do salmista ensinar-nos o caminho para a bem-aventurança e avisar-nos sobre a destruição certa dos pecadores. Este, portanto, é o assunto do primeiro salmo, que em certos respeitos pode ser visto como o texto sobre o qual o todo dos salmos compõe um sermão divino.
 

Salmo 121

"Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre."

Salmo 37

"Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal.
Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham.
Confie em Deus, o SENHOR, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida
Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja
Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará
Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia
Não se irrite por causa dos que vencem na vida, nem tenha inveja dos que conseguem realizar os seus planos de maldade. Tenha paciência, pois o SENHOR Deus cuidará disso
Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça, pois isso será pior para você
Aqueles que confiam em Deus, o SENHOR, viverão em segurança na Terra Prometida, porém os maus serão destruídos
Mas os humildes viverão em segurança na Terra Prometida e terão alegria, prosperidade e paz
O Senhor ri dos maus porque sabe que o dia deles está chegando
Os maus puxam da espada e curvam os seus arcos para matar os pobres e os necessitados e para assassinarem os que são honesto
Mas os maus serão mortos pelas suas próprias espadas, e os seus arcos serão quebrados
É melhor o pouco que os bons têm do que as riquezas de muitos maus
Todos os dias o SENHOR cuida dos que são corretos; a Terra Prometida será deles para sempre
Quando os tempos forem difíceis, eles não sofrerão e terão o que comer em tempos de fome
Os maus pedem emprestado e não pagam, mas os bons são generosos em dar
O SENHOR nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele
Se eles caírem, não ficarão caídos porque o SENHOR os ajudará a se levantarem
Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem bom abandonado por Deus e nunca vi os seus filhos mendigando comida
Ele sempre é generoso em dar e emprestar, e os seus filhos são uma bênção
Afaste-se do mal e faça o bem, e você sempre morará na Terra Prometida
Pois o SENHOR ama aquilo que é direito e certo e não abandona os seus servos fiéis. Ele sempre protege o seu povo, mas os descendentes dos maus serão destruídos
Ponham a sua esperança no SENHOR e obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida, e vocês verão os maus serem destruídos
Preste atenção nos bons, e observe os honestos, e você verá que as pessoas que amam a paz deixam descendentes"
 

Salmo 139

"Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir. Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Se eu os contasse seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno".

Salmos 139:1-24

 

Salmo 8

"Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!"


salmododia
 

Nenhum comentário: