Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

O Método Kinesio Taping - saúde através das faixas elásticas


 

Por mais de 25 anos, a Kinesio Taping vem desbravando novos caminhos nos campos da performance desportiva, controle da dor e terapia física. 

O Método Kinesio Taping  foi projetado para facilitar o processo de cicatrização natural do corpo, permitindo o apoio e estabilidade dos músculos e articulações sem restringir os movimentos do corpo. É usado para tratar com sucesso uma variedade de disfunções neuromusculares, neurológicas, ortopédicas. Muitos esportistas hoje utilizam o método para prevenir e tratar lesões.
 
Em meados dos anos 70, o Dr. Kenzo Kase já era um conhecido quiropata  e acupunturista. Ele desenvolveu uma faixa elástica, que tem textura e elasticidade muito parecidas com a pele humana.
Dr. Kase  começou a ter dúvidas sobre as limitações da medicina ocidental. Ele ouviu falar de um tratamento de crioterapia para a artrite que utilizava faixa para ajustar a torção da articulação. Na medicina Ocidental, de uma certa forma, isso não poderia ser alterado. Ele ficou intrigado com as possibilidades de que este tratamento poderia remediar o problema.
 
Para desenvolver o Taping, ele pediu o fornecimento de diferentes faixas atléticas que estavam disponíveis naquela época. Nenhuma delas deu-lhe os resultados que ele estava procurando. Por tentativa e erro, ele percebeu que a origem do problema  estava, na verdade, no músculo, não na articulação e no osso. Para estabilizar a articulação ele notou que era mais eficaz passar a faixa ao redor do músculo para conseguir assim a correção em conjunto. As faixas elásticas  que ele havia conseguido com os fornecedores eram muito rígidas, projetadas para imobilizar apenas a articulação.

No caso de lesão ou uso excessivo, o músculo perde sua elasticidade.  Dr. Kase achou necessário desenvolver uma faixa que teria a mesma elasticidade de um músculo humano saudável. Ele sabia com a sua prática, que ela precisaria ficar sobre a pele. Ele passou dois anos pesquisando sobre a elasticidade, adesivos e respirabilidade.
 
Por fim, ele conseguiu chegar a uma faixa que possuía o grau adequado de elasticidade. A partir desse início, surgiu a Kinesio Tex Tape. Suas propriedades únicas foram baseadas em um estudo da cinesiologia (ciência que estuda o movimento humano).
 
 
 
 
Kinesio Tex Tape é  usado para:
  • Reeducar o sistema neuromuscular
  • Reduzir a dor
  • Otimizar o desempenho
  • Prevenir lesões
  • Promover a melhora da circulação e cura
 
 
Características:
  • 40% de elasticidade: semelhante ao tecido muscular;
  • Adesivo ativado pelo calor
  • Permite a transpiração normal;
  • Espessura e peso similares à pele;
  • Não possui medicamentos;
  • Resistente à água
  • Benefícios terapêuticos 24 horas por dia e durabilidade de 3 a 4 dias.
 
Mais informações em kinesiotaping  (site em inglês).

 O Kinesio Taping é uma ferramenta utilizada na área da Fisioterapia e Reabilitação esportiva.


imagens internet

Nenhum comentário: