Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Na trilha do ouro olímpico – Cardiff



Os jogos de 2012 terão as partidas de futebol distribuídas por várias cidades britânicas, não apenas a capital.


PRIMEIRA PARADA: Cardiff

Conhecido ao redor do mundo muito mais por sua associação com a família real — o herdeiro ao trono britânico tradicionalmente recebe o título de príncipe local, - Gales é um dos países que compõem o Reino Unido, com direito a uma rica herança cultural expressada não somente pelo fato de ser bilíngue (sinais públicos, por exemplo, são escritos em inglês e galês e é bastante comum escutar conversas, mesmo entre os mais jovens, no idioma original). Embora sob domínio inglês desde o século 13, Gales conta com uma forte identidade nacional, sobretudo por ter muito mais em comum com a cultura celta do que a saxônica.
Cardiff, é a capital galesa e décima maior cidade do Reino Unido, é o ponto de partida para uma jornada de descobrimento de uma rotina bem diferente de cidades inglesas, apesar das similaridades cotidianas. Com uma história de quase 2 mil anos, Cardiff tem desde ruínas romanas a castelos. Mas figura entre os mais populares destinos britânicos também por conta de aspectos modernos: conta com uma prestigiada universidade, uma senhora casa de espetáculos (o Millennium Centre) e um estádio (também chamado Millennium) que durante quase uma década esteve no centro da vida esportiva britânica por conta da longa obra de reconstrução de Wembley.


Museu Histórico Nacional
Uma visita a Cardiff tem que começar pelo Museu Histórico Nacional, e não apenas por ser um dos principais museus ao ar livre da Europa. A área contém pelo menos 40 prédios, originais ou reconstruídos, representando a história e a tradição galesas - incluindo um castelo do século 16.

Outro castelo famoso é o Cardiff Castle. Local que serviu de base para guarnições romanas e mesmo uma fortaleza normanda, hoje oferece visitas guiadas pelos salões suntuosos e um senhor gramado, ideal para piqueniques.


Cardiff Castle

A Baía de Cardiff é outro ponto crucial para qualquer roteiro. Não apenas por abrigar o Millenium Centre, o centro de artes cênicas com sua arrojada fachada que saúda os visitantes, como por também ter uma série de lojas e restaurantes, além de hotéis. Trata-se de um local imerso em história: foi de lá que, em 1910, partiu a notoriamente malsucedida expedição do capitão Scott, cuja dramática jornada ao Polo Sul terminou com morte e frustração (ele perdeu a corrida para o explorador norueguês Roald Amundsen).
Baía de Cardiff

Para os interessados em compras, o destino tem mesmo de ser as galerias comerciais Victoria e Edwardian. Trata-se de um verdadeiro labirinto de lojas, com diversos entrepostos para a compra de souvenires — invariavelmente, as lembranças giram em torno de símbolos locais como o carneiro (a pecuária ovina é uma das principais atividades econômicas de Gales) e o dragão vermelho estampado na bandeira do país.
Carne de carneiro é obviamente presença constante na culinária galesa. Porém, pratos como o Tatws Pum Munud (cozido de batatas, legumes e bacon) e o laverbread (pasta de algas conhecida como o caviar galês) também são famosos exemplos da cozinha do país. Para uma experiência temática que inclui garçons vestidos em roupas típicas tradicionais, a pedida é o Sosban Fach (pequeno caldeirão em galês, também o nome de uma tradicional canção folclórica), em Cardiff Bay. O restaurante é conhecido por sua sopa de cordeiro e vegetais e uma lasanha de caranguejos.



Já o Millenium Stadium fica a apenas cinco minutos de caminhada da estação ferroviária de Glasgow Central.

br.especiais.yahoo.com / imagens internet


Que linda cidade! Quem tiver a oportunidade de conhecê-la, deixe um recadinho por aqui! Cardiff é uma destas cidades que devemos conhecer De Mala e Cuia!!

Nenhum comentário: