Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

Criança pode usar sapato de salto?

Criança pode usar sapato de salto? Divulgação/New York. Tel.: 1-212-582-0,INF
Saltos da filha de Tom Cruise causaram polêmica

A polêmica sempre existiu: de um lado as pequenas vaidosas, ansiosas para exibirem um par de sapatos com saltinho, igualzinho ao da mamãe. De outro, especialistas criticando a precocidade da escolha de calçar modelos que só deveriam enfeitar os pés dos adultos. No meio, os pais perdidos, sem saber exatamente como os centímetros a mais no salto podem interferir no desenvolvimento e na saúde dos pequenos pés das filhas.
Recentemente, o deputado federal Décio Lima (PT-SC) criou projeto de lei proibindo a venda de salto alto, com altura superior a dois centímetros, para crianças de até 12 anos. A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e reacende o sinal vermelho para os pais. Afinal, subir no salto na infância pode ser prejudicial? A ortopedista pediátrica Pola Aline defende que os sapatos para as meninas devem ser confortáveis e deixar os pés no chão.
— O uso de saltos nessa idade pode provocar uma série de problemas, já que a criança ainda está em fase de desenvolvimento — avisa a médica.

Dores musculares e articulares
Como o pé da criança ainda não está completamente formado, calçar sapatos de saltos com muita frequência pode comprometer a anatomia do arco do pé.
A coluna também pode ser prejudicada com essa brincadeira de antecipar etapas. Isso porque, para manter o equilíbrio nas alturas, o centro de gravidade é deslocado para frente, o que pode alterar não só a forma de andar como provocar lesões na coluna ainda imatura. Para não cair, a criança aumenta a curvatura da lombar, podendo provocar dores, desconfortos e mudança da postura.
Outros problemas decorrentes do uso de saltos estão relacionados ao encurtamento da panturrilha, que pode gerar dores musculares e articulares. Quando se usa o salto, o peso do corpo acaba sendo todo sustentado pela parte da frente dos pés e, nas crianças, por haver uma maior adaptação dos ossos a estímulos externos, o uso de salto constante pode provocar deformidades nos pés.
Até os três anos, as crianças não dominam uma marcha madura, que começa no toque do calcanhar no chão e só termina quando o mesmo calcanhar toca outra vez no solo. Além disso, como o sistema nervoso central delas está em desenvolvimento, até os sete anos não contam com uma coordenação motora eficiente. Assim, o padrão caminhar fica ainda mais comprometido se usa salto, aumentando o risco de torções e quedas.
O calcanhar também está em formação até os cinco anos de idade, e o uso de sapatos inadequados pode comprometer o desenvolvimento da estrutura óssea dessa região.


Fisioterapia com Você: A orientação é para evitar o uso do salto alto em crianças e adolescentes. Mesmo em adultos existe o risco de lesões devido ao uso excessivo do salto alto. A criança ainda em fase de crescimento está sujeita ao meio podendo haver alterações posturais graves. Ao observar qualquer aumento das curvaturas da coluna, má-postura, ou mesmo queixas de dores, procure um médico.


Veja também:
Fisioterapia com Você: Os Perigos do Salto Alto

Nenhum comentário: