Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

O Dia do Trabalhador


1º de MAIO


O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Alguns acontecimentos históricos nesta data:



  • 305 - Diocleciano e Maximiano, imperadores de Roma, deixam de governar.
  • 880 - A Nova Igreja (Nea Ekklesia) é inaugurada em Constantinopla, servindo de modelo para as posteriores Igrejas Ortodoxas.
  • 1045 - Gregório VI é eleito Papa.
  • 1500 - Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (hoje Brasil) em nome do rei de Portugal.
  • 1625 - A armada luso-espanhola da Jornada dos Vassalos reconquista Salvador na Baía aos holandeses.
  • 1707 - Entra em vigor o Tratado de União unindo o Reino da Inglaterra ao da Escócia para formar o Reino da Grã-Bretanha.
  • 1785 - Kamehameha I, rei do Havaí, derrota Kalanikupule e estabelece o Reino do Havaí.
  • 1786 - Estréia a ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, em Viena.
  • 1834 - A escravatura é abolida nas colónias inglesas
  • 1865 - O Império do Brasil, Argentina e Uruguai assinam o Tratado da Tríplice Aliança.
  • 1897 - Em uma sessão de 16 "filmetes" (curta-metragem) ocorrido no Cassino Fluminense, em Petrópolis, constituiu-se na primeira apresentação de filmes, produzidos e dirigidos no Brasil, em território nacional. Entre estes, encontram-se filmes como: "Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama", "Chegada do trem em Petrópolis" e "Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí".
  • 1943 - É sancionada o Decreto-Lei 5452 pelo presidente Getulio Vargas unificando as leis do trabalho existentes no Brasil criando a Consolidação das Leis do Trabalho.
  • 1961 - O então primeiro-ministro de Cuba, Fidel Castro, proclama o país como nação socialista e abole as eleições.
  • 1974 - O chamado 1º Primeiro de Maio, um grande comício "em liberdade" no Dia do Trabalhador, em (Lisboa. O evento foi marcado pela presença de Mário Soares e de Álvaro Cunhal, regressados do exílio.
  • 2004 - Passam a integrar a União Européia os seguintes países: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Checa.
  • 2006 - O presidente boliviano Evo Morales decreta a nacionalização dos hidrocarbonetos (gás natural) e petróleo, tropas do exército boliviano ocupam uma das instalações da Petrobrás.

  • Imigrantes latino-americanos param os Estados Unidos, num movimento chamado "Um dia sem imigrantes", mostrando sua importância para a economia do País.
    . 2011 - O presidente dos EUA, Barack Obama, anuncia, em um pronunciamento, a morte do terrorista saudita Osama bin Laden, líder da rede Al-Qaeda

    Nenhum comentário: