Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Alteração em enzima pode aumentar imunidade de células humanas



Novos resultados de uma pesquisa realizada na Estação Espacial Internacional estão dando algumas pistas sobre por que o sistema imunológico dos astronautas não funciona tão bem no espaço. Na Terra, as descobertas podem beneficiar os idosos.
Astronautas sofrem muitos tipos de estresse se adaptando à falta de gravidade. Há anos cientistas já sabem que o sistema imunológico dos astronautas não funciona bem no espaço, e tentar encontrar um motivo para isso é um dos motores da investigação espacial.
Pesquisadores da Universidade de Teramo, o Centro Europeu para Pesquisa do Cérebro e a Fundação Santa Lucia descobriram que uma enzima em particular, chamada 5-LOX, se torna mais ativa com a falta de gravidade.
A 5-LOX, em parte, regula a expectativa de vida das células humanas. A maior parte delas divide-se e regenera-se, mas o número de vezes que isso acontece é limitado.
Uma alteração na 5-LOX poderia afetar a saúde dos astronautas no espaço? Para descobrir, os cientistas tiveram de testar sua teoria no único laboratório em que se pode "desligar" a gravidade: A Estação Espacial Internacional.

Amostras
Amostras de sangue de dois doadores saudáveis foram enviados para o posto orbital. Uma parte foi exposta à ausência de gravidade por dois dias, enquanto a outra foi mantida em uma pequena centrífuga para simular a gravidade da Terra. As amostras foram congeladas e enviadas de volta à Terra para análise.
Como previsto, as amostras "sem gravidade" demonstraram uma atividade maior da 5-LOX do que as mantidas na centrífuga ou do que as que permaneceram na Terra.
"Nós agora temos uma enzima alvo, que pode ter um papel importante no enfraquecimento do sistema imunológico", explica o professor Mauro Maccarrone, da Universidade de Teramo. "A enzima 5-LOX pode ser bloqueada com drogas já existentes, então o uso destas descobertas para melhorar a saúde das pessoas é uma realidade próxima", complementa.
A pesquisa em torno da 5-LOX e compostos relacionados a ela continua. O experimento de acompanhamento voltou a terra na semana passada, em uma cápsula da Soyuz com a tripulação da Expedição 30. Cientistas vão procurar por outras mudanças nas células para compreender seu funcionamento completo.
Limitar a atividade biológica dos sinais celulares, tais como os controlados pela 5-LOX podem até atrasar o processo de envelhecimento. Essas descobertas estão sendo compartilhadas com a comunidade científica, especialmente pesquisadores que estudam deficiências imunológicas. Há chances de que pessoas idosas também possam se beneficiar deste campo de investigação.

Com informações da Agência Espacial Europeia.

Fonte: terra

Nenhum comentário: