Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Atleta paraplégico escala o Monte Kilimanjaro

Monte
Monte Kilimanjaro

O Monte Kilimanjaro tem o poder de intimidar até os alpinistas mais preparados.
Com 5.985 metros de altura, não é incomum que as pessoas apresentem problemas de saúde potencialmente mortais, como edema cerebral ou pulmonar. Mesmo que os alpinistas escapem das graves doenças da montanha, o ar é rarefeito e frio. Respirar é difícil, e o terreno, ainda que não apresente muita dificuldade técnica, é extremamente acidentado.
Segundo algumas estimativas, pelo menos 60% das pessoas que tentam escalar em alta montanha retornam antes de atingir o cume. Mas nenhuma dessas estatísticas impediu Chris Waddell (clique e leia mais sobre ele - em inglês) de tentar chegar ao pico de uma grande montanha, apesar de ser paraplégico da cintura para baixo.
Com a ajuda de 61 carregadores africanos e oito colegas de equipe, Waddell tornou-se a primeira pessoa a escalar o Kilimanjaro em uma handbike, uma bicicleta acionada pelo movimento dos braços.

Ele já era um atleta talentoso antes do acidente de ski que causou sua paralisia em 1988. Um ano depois, Waddell passou a se dedicar ao monoski e se tornou membro da equipe de esqui para deficientes dos Estados Unidos no ano seguinte. Ele foi em frente e venceu 12 medalhas em quatro Jogos Paraolímpicos.

http://blogs.discoverybrasil.uol.com.br/noticias/aventura/

Nenhum comentário: