Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lesões do Esporte - parte 1





Diversas são as lesões no meio esportivo, as principais envolvem as articulações e músculos mais solicitados, por exemplo, no futebol há uma exposição maior dos músculos da coxa, e articulações do joelho e tornozelo. No tênis as lesões ocorrem mais no ombro e cotovelo, como a epicondilite. Uma bursite pode ocorrer tanto em ombros como em joelhos. As tendinites não só acometem os esportistas como pessoas que trabalham com atividades repetitivas, causando a L.E.R. (lesão por esforço repetitivo). Abaixo uma relação das doenças mais ocorrentes no esporte, foram divididas em mais partes devido à extensão do assunto:


- Câibras musculares: são um pesadelo para muitos corredores: Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares.
- Síndrome da faixa iliotibial: Esta forte faixa vai desde o músculo por fora e em frente da pelvis ( músculo tensor facia latae), descendo pela coxa até inserir na tíbia. No local que ela passa pelo joelho, pequenos sacos de fluidos de amortecimento impedem que ela faça atrito contra o osso. Os sacos ou a faixa podem inflamar - tipicamente devido a: correr ladeira abaixo; mudanças no treino ou na superfície de corrida; movimentos excessivos dos pés; correr em superfícies inclinadas; pernas arcadas; super-pronação; tênis de corrida gasto; organismo desgastado (super-treinamento); tensão na faixa iliotibial; força nos quadris desigual; ou diferença no comprimento das pernas podem predispor à síndrome da faixa iliotibial.
- Condromalacia: dor ou sensibilidade perto ou abaixo da rótula na parte frontal ou lateral do joelho. A dor é gradual, geralmente em uma perna, e aumenta gradualmente durante várias semanas. A cartilagem da patela - abaixo da rótula - desgasta-se; fica como uma lixa, geralmente produz um som de rangido já que não mais desliza suavemente sobre o joelho.

- Entorses  do tornozelo:  A maioria das entorses do tornozelo envolvem o complexo ligamentar lateral, comumente associadas a atividades esportivas, especialmente em atletas entre 15 e 35 anos de idade. O paciente geralmente relata uma lesão do tornozelo quando fazia um movimento de mudança de direção e a maioria lembra-se da direção do movimento. As causas comuns são atividades esportivas, como futebol, saltos, corridas, ou traumatismos quando caminhava ou descia uma escada. Entorses podem ocorrer também nos joelhos.
- Paratendinites: a inflamação do paratendão que pode ocorrer com ou sem o envolvimento do tendão. O paratendão pode inflamar por erro de treinamento, calçado inadequado, encurtamento muscular do tríceps sural, aquecimento ou alongamento inadequados; Onde há tendão pode ocorrer as paratendinites, tendinites e bursites. Também está associada às articulações a sinovite que é uma inflamação do líquido sinovial, líquido presente nas articulações.
- Tendinites e Bursites: Tendinite e bursite são condições comuns que envolvem a inflamação do tecido macio ao redor dos músculos e ossos, mais freqüentemente no ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo. A bursa é um pequeno saco cheio de fluido que atua como amortecedor entre um osso e outras partes que movem: músculos, tendões ou pele. A bursite ocorre quando a bursa fica inflamada (vermelhidão e aumento de fluido na bursa). O tendão é uma faixa de tecido fibroso que conecta os músculos aos ossos. Tendinite é inflamação de um tendão. Tendões transmitem a tração do músculo ao osso para ocasionar movimento, e podem ser pequenos, como os nas mãos, ou grandes, como o tendão de Aquiles no calcanhar.
- Fraturas por estresse devido à corrida: Fraturas de estresse são a quebra parcial ou fissura em um osso. Nos pés, a fratura de estresse ocorre no segundo, terceiro e quarto metatarsal. Doerá se tocar no topo de pé, caso não doa, você não tem fratura de estresse. Pode acontecer inchaço, mas isso geralmente não ocorre. Causas - Fratura de estresse resultam de um estresse crônico sobre o osso, geralmente devido a um super-treinamento prolongado o à troca da superfície a qual costuma correr de macia para uma mais dura.
Se você sentir dor quando pressiona a tíbia... descanse. Fraturas de estresse não aparecem no Raio-X até que a cicatrização já esteja avançada.
- A pubalgia atlética é descrita primariamente em atletas de alto nível e quase sempre no sexo masculino: O mecanismo de lesão envolve hiperextensão repetitiva do tronco em associação com hiperabdução da coxa, com tração do periósteo na inserção do reto abdominal ou na origem do adutor longo na pelve. Alterações rápidas de direção e o chute são duas atividades que podem desencadear a pubalgia.
Segue em breve lesões do esporte parte 2.
Fonte: copacabanarunner/artigos de fisioterapia/imagens internet

Nenhum comentário: