Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pilates para os Profissionais da Educação



De acordo com levantamento publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia, dores musculares em membros superiores e inferiores em profissionais da área da educação são comuns e estão relacionadas à esforços físicos e tempo de trabalho.
Às LER (lesões por esforços repetitivos) e DORT (distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho), ligados aos problemas de postura, estresse e trabalho excessivo, podem ser caracterizados por: tendinite, bursite e outras doenças do gênero.
O trabalho por tempo prolongado, em pé, gera sobrecarga na coluna e fadiga na musculatura. Mesmo sentado em seu escritório/sala para preparar as aulas, o uso inadequado do computador na escola (falta de apoio para os punhos, monitor fora do nível dos olhos, cadeira sem regulagem de altura, etc.), pode causar problemas de natureza ergonômica.
O trabalho do professor também é caracterizado pelo hábito de escrever no quadro em ângulo superior a 90 graus, pela correção de centenas de provas e trabalhos escolares. Contudo não é raro vê-los pelos corredores, carregado de livros e papéis.
O Pilates tem sido procurado por muitos profissionais desta área para a manutenção da boa postura e prevenção de lesões, em busca de um corpo saudável e mais resistente.
A incorporação do método nos exercícios de solo e aparelhos permiti que o praticante desenvolva um padrão postural melhor, aumente a flexibilidade e força de forma global, potencializando a coordenação motora e consciência corporal.
Para os profissionais da educação, é preciso enfatizar os grupos musculares estabilizadores da coluna, cintura escapular, membros superiores e membros inferiores, já que durante as aulas, são realizados movimentos dinâmicos e de grande amplitude. A respiração, a concentração e a fluidez de movimentos são princípios do método que permitem a conexão entre a mente e o corpo, dissipando tensões e stress. O que proporciona mais disposição e um melhor desempenho para o dia-a-dia.
Para isso o Pilates vem trazer alívio para esses profissionais. Baseado nos seus princípios, o metódo equilibra a saúde dos professores através do alongamento, respiração, equilíbrio, força muscular e flexibilidade. O Pilates não busca apenas aliviar a dor de forma imediata, mas sim restabelecer o equilíbrio corporal.

Nenhum comentário: