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sábado, 15 de outubro de 2011

O fim da infância (1850-2009)

Por Emiliano Urbim

Lendo uma Super, me deparei com esta reportagem.
Estudiosos da cultura contemporânea concluem: a infância está desaparecendo.

A Infância do início ao "fim"

Antiguidade
Houve um embrião de infância na Antiguidade clássica: gregos e romanos ricos colocavam seus filhos mais espertos na escola. Ainda assim, eles tinham acesso a todas as informações e atividades do mundo adulto, podendo casar ou morrer em batalha muito cedo.

Idade Média
Sobreviver a pestes e invasões bárbaras não permite distrações como escola e alfabetização. Numa cultura quase que 100% oral, o mundo é o mesmo para humanos de todas as idades. Meninos e meninas são apenas adultos em miniatura e fim de papo.

Invenção da Imprensa
Em 1429, um alemão chamado Gutemberg inventa a imprensa. Os livros não precisam mais ser copiados à mão e se multiplicam. o efeito colateral disso é o ressurgimento e a expansão das escolas. Para se tornar adulto, é preciso aprender algumas coisas antes. 

Idade Moderna
Entre a nobreza começa a surgir a preocupação de poupar as crianças dos males do mundo, ainda que eles viessem com tudo quando o dever chamasse. Mas entre a plebe,  a infância ainda é apenas um sonho.

Revolução Francesa
Liberdade, Igualdade e Fraternidade se estendem às crianças. Ir à escola se torna obrigatório e aparecem os direitos da criança. A partir daí elas são vistas como seres diferentes, que precisam de proteção e carinho dos pais até virarem adultos.

Revolução Industrial
Quando surgem as fábricas, a primeira tentação em todos os países industrializados é colocar as crianças para trabalharem junto com as suas mães por horas e horas. Mas logo a sociedade reage e o trabalho infantil é proibido.

A Era de Ouro
A partir de 1850, tem início o auge do conceito da infância. As crianças têm roupas, brincadeiras, linguagem e até uma psicologia feita sob medida. São idealizadas como um tesouro que devia ser preservado ao máximo.

Início do Fim
Com o sucesso da TV, na década de 50, tem início o esvaziamento do conceito de infância. A partir daí, as crianças voltam a partilhar informações destinadas aos adultos, deixando a proteção do mundo infantil.

Hoje
A queda que começou em 1950 tem sinais muito claros hoje: as crianças estão se tornando adolescentes cada vez mais cedo, o trabalho infantil, se der muito dinheiro, está sendo valorizado, e até a Turma da Mônica precisou ficar adolescente para voltar a vender.

Para ler toda a matéria, acesse:

E você, concorda?

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