Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

O Dia do Livro

Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.



O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.
Na antiguidade a escrita surgiu antes dos textos e livros, simbolos eram escritos em tabuletas de pedra e argila. Depois passou a ser usado o papiro, a união destes era o volumen e foi sendo substituído aos poucos pelo pergaminho. A junção dos pergaminhos, formaram o códex, ou códice, um tipo de livro começava a surgir.


O livro passou a ser impresso como o vemos hoje, em 1455, quando Johannes Gutenberg inventa a imprensa com tipos móveis reutilizáveis, o primeiro livro impresso nessa técnica foi a Bíblia em latim. Houve certa resistência por parte dos copistas, pois a impressora punha em causa a sua ocupação. Mas com a impressora de tipos móveis, o livro popularizou-se definitivamente, tornando-se mais acessível pela redução enorme dos custos da produção em série.


Uma página da Bíblia de Gutenberg

A Epopeia de Gilgamesh ou Épico de Gilgamesh é uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial, um antigo poema épico da Mesopotâmia (atual Iraque), que foram reunidos e compilados no século VII a.C. pelo rei Assurbanipal.

Tabuinha de Gilgamesh descrevendo o dilúvio em acádio

Na história dos textos e livros, muitos fatos ocorreram, enúmeras bibliotecas queimaram. Manuscritos antigos como poemas, odes, canções  foram destruídos, fosse pelas guerras, fosse pela ignorância dos tiranos, fosse em nome da fé, o caso é que muito da história se perdeu. Há aqueles que contrariando os sistemas da época esconderam obras valiosas como os Pergaminhos do Mar Morto, verdadeiro tesouro para os dias de hoje.



Alguém, no Google Books, decidiu contar todos os livros diferentes que existem no mundo: 129.864.880 ao todo, quase 130 milhões, pelo menos até o ano passado. O cálculo foi realizado com um algoritmo que combina mais de 150 fontes disponíveis, tais como números de série, catálogos de bibliotecas, editoriais e lojas.

Nenhum comentário: