Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

R.P.G. para tratamento da Incontinência Urinária por Esforço



Um artigo científico da revista da Associação Médica Brasileira mostra que a Reeducação Postural Global, a R.P.G., é um importante tratamento da incontinência urinária por esforço. Abaixo um resumo da matéria: 


A incontinência urinária de esforço é uma condição relativamente freqüente. A evidência resultante de diversos estudos anteriormente publicados implica consistentemente a disfunção dos músculos do assoalho pélvico na incontinência urinária de esforço. Desde a publicação das normas de orientação clínica para o tratamento da incontinência urinária, em 1992, pelo US Department of Health and Human Services, o tratamento conservador da incontinência urinária de esforço é promovido como medida terapêutica de primeira linha pela sua eficácia, baixo risco e baixo custo. Nesse sentido, o treino muscular do assoalho pélvico tem sido a estratégia de eleição no tratamento conservador de mulheres com incontinência urinária de esforço. Uma recente revisão sistemática, que incluiu seis estudos e dados de 403 mulheres, indicou que o treino muscular do assoalho pélvico é mais eficaz no tratamento da incontinência urinária de esforço que a não realização de qualquer tratamento ou tratamento placebo. 
Ao avaliar os efeitos da Reeducação Postural Global(R.P.G.) nos sintomas da incontinência urinária de esforço e na qualidade de vida em mulheres incontinentes, estudos demonstraram que o tratamento conservador da incontinência urinária de esforço através da Reeducação Postural Global melhora os sintomas e a qualidade de vida sugerindo que, tal como noutras patologias, também na incontinência urinária de esforço a R.P.G. pode-se constituir como uma terapia válida e promissora.
As alterações posturais causadas por modificação estrutural são uma das causas da diminuição da capacidade funcional do assoalho pélvico e, conseqüentemente, da incontinência urinária de esforço. Desta forma, a R.P.G., ao procurar intervir na causa, poderá ter efeitos benéficos na conseqüência.
Um estudo de três casos de incontinência urinária de esforço feminina indicou que a correção postural do complexo lombo-pélvico-femoral associado ao fortalecimento do assoalho pélvico induz diminuição da perda urinária, ganho de força muscular do assoalho pélvico e diminuição das sensações de umidade e desconforto. Mais estudos devem ser feitos para a conclusão dos efeitos causados pela técnica.

Para ver a matéria na integra acesse:
 
scielo

 
Fonte: scielo.br/imagem internet


Veja também:
Fisioterapia com Você: Reeducação Postural Global - R.P.G 

Nenhum comentário: