Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pilates ajuda a melhorar o desempenho no Esporte

Como melhorar o desempenho no seu esporte preferido? Saiba como a prática do Pilates pode ajudar no rendimento de várias modalidades.
 Por Letícia Toledo, coordenadora técnica Pilates StudioFit    




Sabemos que para uma boa qualidade física, precisamos ter uma base física que suporte os esforços, ou seja, a camada muscular mais profunda, forte e bem estruturada para evitarmos lesões e possíveis fraturas em caso de queda. Para isso que isso efetivamente aconteça, o Pilates também é muito indicado para aqueles que visam um bom rendimento.
Muitos preparadores físicos vêm inserindo o método como parte do treinamento tanto para reabilitar, prevenir e aperfeiçoar os resultados de seus atletas.
Seguem os esportes mais procurados, e como a prática do Pilates contribui no resultado:
CORRIDA
: Esporte que exige bastante comprometimento e concentração. Trabalhar a respiração (um dos princípios da técnica) pode ajudar muito durante as provas para ter um controle maior da frequência cardíaca. Além disso, o Pilates prioriza o fortalecimento do centro do corpo, mais conhecido como CORE, que é constituído pelo transverso do abdome (parede abdominal profunda), multífidos (músculos da coluna), diafragma (músculo da respiração) e assoalho pélvico (camada inferior do abdome) para o desenvolvimento do treinamento, pois é de onde grande parte da força de estabilização do corpo e movimento ocorre.
FUTEBOL: Além dos benefícios acima, trabalha o equilíbrio e a resistência muscular, tornando  os padrões de movimentos mais eficientes, fazendo com que a energia seja canalizada estritamente às ações recrutadas, e a resistência conseguirá ser mantida por um período mais prolongado.
CICLISMO: Pedalar adequadamente aumenta o desempenho durante a prática, além de trabalhar todas as musculaturas dos membros inferiores em equilíbrio. Fazer exercícios que mobilizem as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris para que se movam uniformemente, e melhorem o rendimento corporal durante as “pedaladas”.
NATAÇÃO: Por mais que seja uma modalidade que não possui impacto, existe um grande trabalho concentrado na articulação do ombro (vencer a resistência da água), que pode ter algum tipo de lesão caso não esteja preparada e forte. Fortalecer o CORE também é extremamente importante para proteção da coluna.
VÔLEI: Complementando todos os benefícios dos esportes anteriores, na prática desse esporte existem os saltos que podem ser reproduzidos nas aulas de pilates com acessórios que aumentam a instabilidade, o que pode promover em conjunto com o fortalecimento de centro, uma melhora de força dos membros inferiores.

Fonte: Revista Pilates

Nenhum comentário: