Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

A Doce Pietá de Michelangelo




Inúmeras obras compõe o acervo do artista em diversas fases de sua vida. Mas a obra de Michelangelo atingiu um ponto em que se tornou impossível de ser separada de suas origens religiosas. Maravilhosas obras como a Capela Sistina, David, Moisés e a mais impressionante de todas a Pietá, estátua de Maria segurando o Cristo morto, são obras que afirmam estas origens. Localizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a Pietá foi esculpida em dois anos (1498 a 1500), Michelangelo estava então com 23 anos. Ao observar a obra, nótasse uma profunda melancolia, fruto da grande tristeza na qual Michelangelo estava vivendo, devido ao clima de perseguição de ideias que começava a se estabelecer na Itália. Apesar de um bom número de críticos apontarem algumas falhas na obra como a cabeça da virgem ser pequena em relação ao corpo, muitas vestes, o rosto ser mais jovem que o do filho, entre outras, Michelangelo termina por dar a seguinte resposta:
"Não sabeis que as mulheres castas mantêm seu frescor mais tempo que as que não são? É o que se tinha de verificar com uma virgem em cujo seio jamais palpitou o desejo lascivo que realmente afeta o corpo!"









Curiosidade: A Pietá foi a única obra de Michelangelo que ele assina a sua autoria.

pieta Vaticano Faixa Assinatura
Assinatura do artista


Para dar uma explicação teórica sobre o ofício de esculpir, Michelangelo dizia que a figura estava presa no mármore e o que ele fazia era libertar ela. Fazia o esboço no mármore e depois o esculpia, libertando assim a estátua presa.

A Pietá encontra-se na Igreja de São Pedro no Vaticano, Roma.

Para um tour virtual, acesse o link abaixo:

www.vatican.va

www.museivaticani.va/


Veja Também:
Fisioterapia com Você: Os Segredos de Michelangelo

Nenhum comentário: