Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Dia de Reis

File:Gerard Seghers - Adoração dos Reis Magos, c. 1630.jpeg
Adoração dos Reis Magos (Gerard Seghers-1630)

No dia 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis em função dos personagens que segundo alguns relatos bíblicos foram até o local do nascimento de Jesus para homenageá-lo.
Segundo historiadores, os reis magos tem a função de simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos e somente a partir do Século III esses personagens ganharam nomes e locais de origem: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Os nomes dos reis também tem significado importantes em hebreu – Melchior significa “rei da luz”, Gaspar quer dizer “o branco” e Baltazar “senhor dos tesouros”.
Cada um deles levou um presente de significativo de acordo com o ritual da época, assim, ouro era o presente digno de um rei, incenso tinha um sentido religioso e a mirra era o presente próprio para um profeta, pois ela era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade.
Para chegar até onde Jesus nasceu, os reis magos saíram dos locais de origem seguindo uma estrela, a estrela de Belém e, como a distância era grande, só conseguiram chegar alguns dias depois do seu nascimento, por isso a data de 6 de janeiro.

A festa no Brasil
Em alguns locais do Brasil a data ainda é comemorada de forma tradicional principalmente nas cidades do interior.
A festa é chamada de Folia de Reis, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no Século XVIII, desde então tornou-se uma festa de caráter religioso. Começa na véspera de Natal e vai até  o Dia de Reis. Neste período, todos os dias sai às ruas um grupo de cantadores e instrumentistas que percorrem a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, em troca as pessoas oferecem doces o até uma xícara de café.
O grupo toca diversos instrumentos, como viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro entre outros. Há também os personagens característicos: mestre, contramestre, os três reis magos, palhaço e foliões, vestidos com roupas bastante coloridas.

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. Na França (bem como em outros paises) come-se "Galette des rois" onde também encontram um brinde no seu interior, a galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado. Em Portugal e também em outros paises as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes doces, salgados, etc.

Nenhum comentário: